GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 14 de outubro de 2011


1º FÓRUM DE JORNALISMO ESPORTIVO DE PERNAMBUCO


Fórum valoriza o Cronista Esportivo

Claudemir Gomes

“Sou um político afastado da crônica, mas eternamente um cronista esportivo”. A frase do prefeito de Caruaru, José Queiroz, foi o mote perfeito para a festa de abertura do I Fórum de Jornalismo Esportivo de Pernambuco, ontem à noite, no Shopping Difusora, onde também estiveram presentes o vice-governador, João Lyra Neto, o presidente da Abrace, Adelson Maia e o presidente do Santa Cruz, Antônio Luiz Neto, que sentiu, mais uma vez, a popularidade do seu clube ao ser bastante aplaudido quando convidado para compor a mesa. Também presente ao evento, o presidente do Central, Sivaldo Oliveira.
O I Fórum de Jornalismo Esportivo de Pernambuco é o primeiro de uma série de eventos a ser realizado pela Associação dos Cronistas de Pernambuco – ACDP – para marcar os 90 anos de fundação da entidade. A proposta do presidente Iranildo Silva é fazer com que a Associação dê um salto de qualidade, para isso tem investido na valorização profissional.
Na sua saudação, o presidente da ACDP ressaltou a importância da auto-estima do cronista esportivo, um profissional cujo exercício diário exige raciocínio rápido, criatividade e velocidade nas ações, qualidades que fazem à diferença. O cronista trabalha dentro de uma dinâmica que lhe é imposta pelo desporto. “É preciso falar alto, e em bom tom: sou cronista esportivo”, destacou Iranildo que, emocionado e com uma ponta de orgulho, fez um breve relato de sua história de vida como exemplo maior: “Um garoto que nasceu na Rua da Bola, no Bairro de Santo Amaro, para o mundo da bola”, enfatizou.
O presidente da Abrace, Adelson Maia, embora cearense, revelou ser um torcedor do Santa Cruz, e atribuiu parte do sucesso do movimento popular que vem sendo realizado pela torcida tricolor, no Brasileiro da Série D, “ao trabalho desenvolvido pelos cronistas esportivos que fazem a promoção do clube e dos eventos por ele realizados”.
O vice-governador, João Lyra Neto, que representou o governador, Eduardo Campos, destacou a importância do evento para cidade de Caruaru.
Coube ao jornalista, Francisco José, da Rede Globo, fazer a primeira palestra do Fórum. Na condição de ex-presidente da ACDP e da Abrace, ele fez um relato de sua trajetória profissional. Um jornalista por acaso que se tornou uma das maiores referencias da televisão brasileira.
Francisco José entrou para o mundo da notícia através dos esportes. Primeiro nasceu o cronista esportivo, que com o passar dos anos se transformou em jornalista.
O I Fórum de Jornalismo Esportivo de Pernambuco será concluído no domingo com uma aula sobre Técnica de Jornalismo de Plantão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário