GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

segunda-feira, 10 de outubro de 2011


Braçadas monitoradas 

Gustavo Calado  cria  um sistema de biomecânica inovador, mirando o Pan (Gustavo Calado desenvolveu um sistema de biomecânica inovador)

Gustavo Calado desenvolveu um sistema de biomecânica inovador, voltado não apenas para a natação, mas também para outras modalidades

 Diario de Pernambuco

Até o ano passado, o nadador Gustavo Calado, de 27 anos, defendeu a seleção brasileira. Foi durante uma competição, no Canadá, que o pernambucano – atleta das provas dos 100m e 200m borboleta e 200m costas – se despediu das piscinas. Despediu-se entre aspas. Morando nos Estados Unidos há dez anos, Gustavo conciliou as atividades de atleta e estudante. Conseguiu se formar nos cursos de Biologia e Fisiologia.

E já faz algum tempo que ele vem colocando em prática o que aprendeu na Universidade Virginia Tech. Tornou-se um estudioso em treinamentos, principalmente da natação. Gustavo está no Recife. Veio rever os pais (Carolina e José Calado) e os irmãos (Rafael e Bruno). Amanhã, já segue para a Cidade do México, onde ministra uma clínica sobre Biomecânica na natação. De lá, pega outro avião com destino a Guadalajara. Vai acompanhar de perto o desempenho de seus atletas: o casal Fabíola Molina e Diogo Yabe.

O pernambucano começou a trilhar a carreira de treinador antes mesmo abandonar as raias. Primeiro, fundou a escola de natação Planet Swimming, na cidade de Jackson View, na Flórida, local onde fixou residência. Lá, Gustavo recebe praticantes a partir de 1 ano de idade. Atualmente, tem 170 atletas matriculados. Ao lado do ex-nadador espanhol Sérgio Lopez, medalha de bronze na Olimpíada de Seul, em 88, nos 200m peito, Calado tem parceria com a Bolles School (mesmo local onde o brasileiro Gustavo Borges estudou, durante sua longa temporada nos EUA). No complexo aquático da Bolles, os treinamentos são voltados para o alto rendimento.

Já ao lado do também treinador norte-americano Sean Hutchinson, ele desenvolveu um sistema de biomecânica inovador, voltado não apenas para a natação, mas também para outras modalidades esportivas como golfe, tênis, futebol americano e basquete. Chamado de IKKOS System, o programa se baseia na neuroplastia. “É a ciência que estuda o mapeamento do cerébro, basicamente. A gente busca o movimento perfeito da técnica, seja em qualquer esporte. No começo, a gente destinou os estudos apenas para a natação. Depois, fomos expandindo. A equipe de basquete dos Los Angeles Lakers já testou nosso sistema”, explicou Calado, que patenteou a marca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário