GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 28 de outubro de 2011


PAN - 2011


Brasileiro é ouro no levantamento de peso e faz história


REUTERS/Jose Miguel Gomez
Brasileiro de 19 anos conquistou o primeiro ouro do país na modalidade

Fernando Saraiva conquistou um resultado histórico para o Brasil nesta quinta-feira, nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. O halterofilista de apenas 19 anos conquistou a medalha de ouro na categoria mais de 105kg do levantamento de peso, quebrando duas vezes o recorde da competição no arranque, uma vez no arremesso e outra no combinado. De quebra, superou com folgas o recorde brasileiro que ele havia quebrado em abril.

O atleta do Pinheiros, quarto colocado no Mundial Júnior do ano passado, levantou 410kg na soma do arranque e do arremesso. O antigo recorde da competição, do equatoriano Boris Burov, era 397kg. Os 410kg levantados pelo brasileiro o deixariam na nona colocação nos Jogos Olímpicos de 2008, realizados em Pequim.

Até o Pan, o recorde brasileiro era do próprio Fernando, com os 385kg que lhe deram, em abril passado, o título norte-americano universitário. Nesta sexta-feira, no Pan, ele levantou 185kg no arranque (quando o halterofilista levanta o haltere de uma só vez) e 225kg no arremesso (em que o atleta faz o levantamento em duas fases).

A medalha de Fernando foi a primeira do arremesso de peso do Brasil no Pan de Guadalajara - o País, que tem pouca tradição no esporte, levou apenas quatro atletas de um total de 15 possíveis. A prata da prova ficou com Yoel Morales, da Venezuela e o bronze com George Kobaladze, do Canadá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário