GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sábado, 29 de outubro de 2011


PAN - 2011


Lucélia Ribeiro vence mexicana e é primeira brasileira tetracampeã


<p class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt; text-align: justify;">Os caratecas Douglas Brose e Lucelia Ribeiro encerraram a participação no <em>USA Open</em>, em Las Vegas, no domingo (24), com bons resultados para o Brasil. Brose, atual campeão mundial da categoria kumitê (luta) até 60 kg, ficou com o bronze; e Lucelia, 7ª colocada no Mundial de Caratê 2010 na categoria kumitê até 68 kg, garantiu o 2º lugar.</p>
<p class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt; text-align: justify;"><br />Os atletas são apoiados pelo Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, com o Fundo Estadual de Incentivo ao Esporte (Fundesporte).<br /><br />Las Vegas, 24/04/2011.<br />Foto: divulgação.</p>

A carateca Lucélia Ribeiro se tornou nesta sexta-feira a primeira brasileira a conquistar pela quarta vez a medalha de ouro da mesma modalidade nos Jogos Pan-americanos de Guadalajara. Na final da categoria até 68kg, ela e a local Yadira Lira terminaram empatadas sem marcar pontos, mas os árbitros deram a vitória à brasiliense.

Lucélia iniciou sua trajetória vitoriosa em Jogos Pan-americanos em Winnipeg-1999. No Canadá, em Santo Domingo-2003 e no Rio de Janeiro-2007, subiu ao lugar mais alto do pódio na categoria até 60kg. Para a disputa em Guadalajara, ela subiu de peso, mas manteve a hegemonia.

No México, foram cinco combates com duas vitórias diretas, duas por decisão dos juízes (na semifinal e na final) e um empate, ainda fase preliminar. 

Como única tetracampeã brasileira, Lucélia supera a saltadora Maurren Maggi, que conquistou em Guadalajara seu terceiro título no Pan. Sem competir em Santo Domingo-2003 por conta de uma suspensão por doping, a brasileira ficou com o ouro também em Winnipeg-1999 e Rio de Janeiro-2007.

Entre os homens, a lista de tricampeões tem nomes célebres do esporte nacional e outros que ainda podem aumentar a marca. Adhemar Ferreira da Silva, ouro nos Pans de Buenos Aires-1951, Cidade do México-1955 e Chicago-1959 é o maior destaque em um grupo reforçado pelo judoca Tiago Camilo e o patinador Marcel Stürmer no México.

Nenhum comentário:

Postar um comentário