GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

BRASILEIRÃO SÉRIE A


Timão pode conquistar seu 1º título de expressão nacional no Pacaembu

torcida corinthians pacaembu (Foto: Marcos Ribolli/ GLOBOESPORTE.COM)

Das 21 taças conquistadas no estádio paulistano, somente seis são realmente relevantes: três do Campeonato Paulista e três do Rio-São Paulo


O corintiano adora bradar que o Pacaembu é a sua casa. Mas somente neste domingo, se conseguir pelo menos um empate com o Palmeiras, é que o Corinthians finalmente terá alcançado um título de expressão nacional no estádio paulistano.
O Pacaembu é historicamente conhecido como um palco de alegrias, aflições, lágrimas e tristezas do torcedor alvinegro. Foi no estádio paulista, por exemplo, que a equipe viveu dias de agonia até a queda para a Série B, em 2007, consumada no Olímpico, contra o Grêmio. Um ano depois, o torcedor lotou o estádio para empurrar o Timão novamente para a elite nacional e fez festa para abraçar o acesso.
Foi também na “casa corintiana” que o torcedor viu Ronaldo voltar para o Brasil e conquistar o Paulista de 2009. E arrancar para o título da Copa do Brasil – a taça foi levantada no Beira-Rio, depois do 2 a 2 com o Internacional. Agora, o clube tem a chance de ser campeão brasileiro diante de sua torcida e no local em que se sente mais à vontade. Tite que o diga.

 - Eu prefiro jogar sempre em casa. O Pacaembu é a nossa casa. É preciso maturidade, qualidade técnica individual, saber administrar dentro ou fora de casa. Em momento decisivo tem que estar preparado para todas as situações, porém, quero sempre decidir na minha casa - explicou Tite, que tem com o Corinthians dois pontos de vantagem sobre o Vasco (70 a 68).
O Timão só voltou a jogar com mais frequência no Pacaembu graças ao rompimento com o São Paulo. Em 2009, o Tricolor se recusou a dar ao Alvinegro mais do que 10% da carga de ingressos para um clássico. Em contra-ataque, o presidente Andrés jurou que, enquanto estivesse no poder, o Corinthians não jogaria mais no Morumbi. E cumpriu. Tanto que a decisão da Copa do Brasil daquele ano contra o Inter e todos os jogos das Libertadores foram no Paulo Machado de Carvalho.

No total, o Corinthians já conquistou 21 títulos no Pacaembu. Apenas seis tem alguma relevância: os três do Paulista (1951, 1954 e 2009) e três edições do Torneio Rio-São Paulo (1950,1954 e 1960).
- Nos anos 50, por exemplo, era impossível (conquistar um título de expressão no Brasil) porque não havia um campeonato nacional. O que tinha era o Rio-São Paulo, que era o máximo - disse Celso Unzelte, jornalista e pesquisador da história do Corinthians.

Nenhum comentário:

Postar um comentário