GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sábado, 31 de dezembro de 2011

SÃO SILVESTRE


Queniana vence a São Silvestre 2011 quebrando o recorde da prova


Nenhuma brasileira terminou entre as cinco primeiras que foram ao pódio


Sétima em 2008, a queniana Priscah Jeptoo não tomou conhecimento das adversárias em 2011. A atleta aproveitou a mudança do percurso da São Silvestre, que tornou a prova mais rápida, e pulverizou o recorde da conterrânea Alice Timbilili, que havia cravado 50m19s no ano passado. Com 48m48s, Jeptoo venceu a edição 2011 da tradicional prova paulistana numa disputa acirrada contra a etíope Wude Ayalew. (Veja no vídeo ao lado a largada e a chegada da prova).
- Estou muito feliz. A chuva complicou, mas estou treinando muito na Europa, fiz algumas boas corridas. Não foi fácil para mim, mas consegui vencer. É uma vitória muito importante para a minha carreira - afirmou Jeptoo.
Sem chuva e com temperatura de 27ºC, a elite feminina largou pontualmente às 17h10m (de Brasília). Depois dos três primeiros quilômetros de prova, no entanto, quando as corredoras passavam ao lado do estádio do Pacaembu, a chuva voltou com força.

Com 10 minutos de prova e pouco mais de três quilômetros percorridos, a italiana Nadia Ejjafini liderava o pelotão da frente formado por outras sete atletas africanas. Um pouco mais atrás, as brasileiras Cruz Nonata e 
Marily dos Santos tentavam acompanhar o grupo.
Com 21 minutos e sete quilômetros percorridos, quase metade dos 15 km de prova, duas corredoras se desgarraram das demais: a queniana Priscah Jeptoo e a etíope Wude Ayalew. E a disputa pela vitória ficou mesmo entre elas.

Completaram o pódio a queniana Eunice Kirwa, em terceiro lugar, seguida pela italiana Nadia Ejjafini (4ª) e pela também queniana Rumokol Chepkanan (5ª). A melhor brasileira na prova foi Cruz Nonata, que terminou em sexto.
Com meia hora de corrida e 9,5 km percorridos, Jeptoo se colocou alguns metros à frente de Ayalew. A etíope não se intimidou e ultrapassou a adversária na subida da Brigadeiro Luís Antônio. Foi assim, alternando-se na liderança, que as duas competidoras africanas levaram a disputa até os metros finais. Mais alta e com passadas mais largas, Jeptoo levou a melhor, cruzando quatro segundos à frente de Ayalew.
- Foi novidade correr na chuva. Imaginei: "Nossa mãe, primeira corrida com chuva logo na São Silvestre?!”. Eu não saio para treinar quando está chovendo forte, por recomendação do meu técnico. É com a coragem e garra que eu tenho, não desisti um só segundo. Eu estou agradecida a todos que estavam apoiando, à torcida pelo caminho. Não desisti e consegui chegar - comemorou Cruz Nonata.
Agora, o Quênia tem nove vitórias na prova feminina da São Silvestre contra sete de Portugal e cinco do Brasil.
Confira o tempo das seis primeiras colocadas da São Silvestre 2011:
1ª) Priscah Jeptoo (QUE) - 48m48s
2ª) Wude Ayalew (ETI) - 48m52s
3ª) Eunice Kirwa (QUE) - 50m58s
4ª) Nadia Ejjafini (ITA) - 51m19s
5ª) Rumokol Chepkanan (QUE) - 51m44s
6ª) Cruz Nonata (BRA) - 51m59s

Nenhum comentário:

Postar um comentário