GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sábado, 17 de março de 2012

AUTOMOBILISMO - FORMULA 1


Temporada de campeões

 

A disputa começa já na madrugada deste domingo com o número recorde de seis campeões no grid

Do JC Online

Com o número recorde de seis campeões do mundo no grid, a temporada 2012 da Fórmula 1 dá a largada na madrugada deste domingo, às 3h (do Recife), com a disputa do Grande Prêmio da Austrália, em Melbourne. Além do atual bicampeão Sebastian Vettel, que começa o ano mais uma vez com status de favorito no cockpit da Red Bull, a 62ª edição da categoria contará com o heptacampeão Michael Schumacher, de 43 anos, na Mercedes; do também bicampeão Fernando Alonso (Ferrari); mais os campeões Jenson Button e Lewis Hamilton, ambos na McLaren, e Kimi Raikkonen, que retorna à Fórmula 1 a bordo de uma Lotus.
Juntos, os seis pilotos somam 14 títulos mundiais, 999 GPs disputados, 186 vitórias, 160 poles e 156 melhores voltas. Já o Brasil, com a saída de Rubens Barrichello para a Fórmula Indy, terá apenas dois pilotos no grid: Felipe Massa, em sua sexta temporada na Ferrari, e Bruno Senna, que após conquistar seus primeiros pontos no ano passado pela Lotus, pilotará uma Willians.
Em outras três ocasiões, a Fórmula 1 contou com cinco campeões mundiais no grid. Em 1968, 1970 e 2011. Já por 13 vezes houve quatro detentores de títulos em um mesmo campeonato. Por outro lado, apenas duas vezes a categoria não teve campeões mundiais na pista: na primeira temporada da história, óbvio, e em 1959, com a aposentadoria de Juan Manuel Fangio e a morte de Mike Hawthorn em um acidente automobilístico, meses antes do início do campeonato.
ESCRITA
Apesar de ser apenas o início da temporada, vencer o Grande Prêmio que abre o calendário vem sendo um bom presságio para o título. Nos últimos 11 anos, em apenas três o piloto que terminou em primeiro lugar na prova de abertura não fechou o ano como campeão do mundo.
A regra valeu para Sebastian Vettel, no ano passado, além de Jenson Button (em 2009), Lewis Hamilton (2008), Kimi Raikkonen (2007), Fernando Alonso (2006) e Michael Schumacher em 2004 e entre 2002 e 2000. As exceções aconteceram em 2010, quando Alonso venceu o GP do Bahrein, mas terminou vendo Vettel ficar com a taça; em 2005, quando Giancarlo Fisichella cruzou a linha de chegada na frente na Austrália, mas viu o companheiro de equipe Alonso (na época, na Renault) conquistar seu primeiro título; e em 2003, com David Coulthard vencendo a primeira prova do ano, mas com a taça de campeão ficando com Schumacher.
Vale lembrar ainda que a última vez que um brasileiro venceu o GP de abertura da temporada foi em 1991, com Ayrton Senna, que acabou conquistando o seu tricampeonato ao final do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário