GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sábado, 24 de março de 2012

AUTOMOBILISMO - FÓRMULA 1


Maus resultados geram pressão em cima de Felipe Massa

 

Piloto brasileiro tem a sua permanência na Ferrari contestada pela imprensa italiana



Lá se vão 40 meses da última vez em que Felipe Massa venceu um GP de Fórmula 1. Já chega a 22 o número de corridas consecutivas em que o brasileiro da Ferrari não sobe ao pódio. No último domingo (18/3), na estreia do Mundial de 2012, na Austrália, mais uma apresentação medíocre: era apenas o 14º, quando se envolveu em um acidente com Bruno Senna, da Willians, e abandonou a prova.
No próximo domingo (25), no GP da Malásia, uma nova apresentação abaixo da crítica tornará o clima dentro da Ferrari quase que insustentável para Massa, que já convive com a pressão e a cobrança cada vez maiores. Os principais veículos de comunicação da Itália, por exemplo, insultam o brasileiro, exigem sua demissão e sugerem até nomes para substituí-lo. Na última quarta-feira, a revista Autosprint divulgou matéria em que classificava Massa como “inútil e incapaz”.
Eu não me importo com as críticas, eu tenho um emprego. A única coisa que importa é que estou trabalhando para acertar o carro e sair dele 100% convencido de que fiz o melhor possível”, declarou o brasileiro, em Sepang, palco do GP da Malásia

A pressão sobre Massa se torna ainda maior porque seu companheiro de Ferrari, o espanhol Fernando Alonso, vem conquistando resultados bem melhores. Em apenas dois anos na escuderia, o piloto catalão chegou ao vice-campeonato mundial (2010) e venceu seis corridas nas duas últimas temporadas. No domingo passado, ele largou em 12º e cruzou a linha de chegada em Melbourne em 5º.
No ano passado, Massa reclamou publicamente do rendimento do carro da Ferrari por inúmeras vezes. Não foi diferente no domingo passado, após seu fraco desempenho na Austrália. O brasileiro se queixou do desgaste excessivo dos pneus de seu F2012. Por isso, a Ferrari decidiu trocar o chassi do carro de Felipe Massa para o GP da Malásia. A explicação foi dada por meio de uma nota oficial: “fizemos esta escolha para clarear qualquer dúvida sobre o desempenho fora do comum do carro de Massa”.
Se repetir a apresentação medíocre da estreia, Massa será, fatalmente, alvo de novas e duras críticas. Afinal, o problema para o “desempenho fora do comum” não estaria no carro, mas no próprio piloto. “A troca do chassi foi a coisa mais certa que a Ferrari poderia ter feito”, disse o brasileiro, vice-campeão mundial pela Ferrari em 2008, quando perdeu o título por apenas um ponto para o inglês Lewis Hamilton, da McLaren.
Na Ferrari desde 2006, Massa tem um aproveitamento de 32,5% dos pontos, bem inferior ao de seu atual companheiro de equipe – Alonso somou 53,5% dos pontos que disputou. O paulista de 32 anos também perde nos números para o alemão Michael Schumacher e para o seu compatriota Rubens Barrichello, sendo melhor apenas do que Raikkonen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário