GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 30 de março de 2012

CLÁSSICO DAS EMOÇÕES


Com os pés e com a cabeça

                                

Vitória no Clássico das Emoções é fundamental para as estratégias de Santa Cruz e Náutico

 Diario de Pernambuco
O clássico é das emoções. Mas o momento é de usar a razão. Com o Santa Cruz já classificado para a semifinal e o Náutico precisando de apenas um empate nos três próximos jogos, as atenções no confronto entre as equipes no domingo, no Arruda, se voltam para as prováveis conjunturas da fase seguinte do PE2012. Cada resultado leva a um desafio diferente, em circunstâncias igualmente diversas. Terminar na frente, decidir em casa, evitar o clássico. Os caminhos até o título são muitos.

De olho no título, seria válido “escolher” um caminho menos complicado (se é que ele existe)? Talvez. No ano passado, o técnico Zé Teodoro foi só razão e no fim foi recompensado. Tudo saiu como o planejado. Nas duas últimas rodadas da fase inicial, perdeu para o Vitória em casa e empatou com o Ypiranga fora. Resultado: na semifinal enfrentou o Porto, deixando Náutico e Sport se “matarem” na outra eliminatória. De quebra, como se classificou em segundo lugar, ainda jogou a decisão no Arruda.

Quando Santa Cruz e Náutico entrarem em campo domingo, no Arruda, muitos interesses estarão em jogo. O Timbu vai em busca da recuperação. É o único do G4 que não garantiu matematicamente a presença nas semifinais. Está praticamente lá precisando apenas de um empate. Mais do que isso, contudo, precisa da vitória para se manter em condições de buscar as vantagens na fase final. A derrota, por outro lado, engessa os alvirrubros, que só dificilmente sairiam do quarto lugar.

Pensando grande

O pensamento coral é mais longe. A vitória significa o avanço na classificação e, em caso de tropeços de Sport e Salgueiro, até a liderança. Esse seria o cenário ideal, que inclui também chegar na última rodada, no jogo com o Leão, podendo “escolher” que adversário enfrentar na semifinal. Vitória no clássico significaria o primeiro lugar e enfrentar o quarto. A derrota deixaria a equipe em segundo, enfrentando, assim, o terceiro.

Saiba mais


Vitória do Santa

O Santa Cruz chegaria aos 41 pontos, com a possibilidade, inclusive, de assumir a liderança em caso de tropeços de Sport (derrota) e Salgueiro (derrota ou empate). Permanecendo com 35 pontos, o Náutico veria a sua classificação restrita à quarta colocação. Isso aconteceria em casos de vitória ou empate do Sport contra o Serra Talhada e vitória do Salgueiro sobre o Belo Jardim.

Vitória do Náutico

O Náutico confirmaria matematicamente a sua classificação à semifinal e encostaria no Santa Cruz - ficaria com a mesma quantidade de pontos, ficando atrás por conta do número de vitórias. O resultado poderia criar um abismo de 4 pontos entre as duas primeiras colocações do G4 e as duas últimas, caso Sport e Salgueiro vençam. Nesse caso, Leão e Carcará precisariam de mais uma vitória nos dois últimos jogos para consolidar a vantagem na semifinal de jogar a segunda partida em casa.

Empate

O único aspecto positivo do resultado seria para o Náutico, com a classificação matemática assegurada. Mas seria muito difícil para o time conseguir subir mais um degrau na classificação nas duas últimas rodadas. Isso porque seriam necessários tropeços simultâneos de Santa Cruz (uma derrota e um empate) e Salgueiro (dois empates e uma derrota, contando com o resultado da rodada de domingo. Terminando em quarto, estaria fora da Copa do Nordeste no próximo ano.

Próximos jogos

Santa Cruz
Náutico (Arruda)
América (Arruda)
Sport (Ilha do Retiro)

Náutico
Santa Cruz (Arruda)
Serra Talhada (Aflitos)
Central (Luiz Lacerda)

Sport
Serra Talhada (Ilha do Retiro)
Porto (Luiz Lacerda)
Santa Cruz (Ilha do Retiro)

Salgueiro
Belo Jardim (Cornélio de Barros)
Araripina (Cornélio de Barros)
Ypiranga (Otávio Limeira Alves)

Nenhum comentário:

Postar um comentário