GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 9 de março de 2012

COPA DO NORDESTE


Pernambuco não está garantido na Copa do Nordeste


Pernambuco não está garantido na Copa do Nordeste (Elton de Castro/GloboEsporte.com)

Presidente da Federação Pernambucana diz que decisão sairá na próxima segunda-feira


Nesta quinta-feira, o presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho, anunciou os detalhes sobre a Copa do Nordeste, que será disputada em entre os meses de janeiro e maio de 2013. No entanto, o mandatário do futebol pernambucano não garantiu a presença dos clubes do Estado na competição.

- Ainda não está certo que Pernambuco irá participar da Copa Pernambuco. Até a próxima segunda-feira eu estarei negociando alguns fatores que ainda impedem nossa participação. Temos que avaliar a rentabilidade da competição, assim como algumas vagas em competições nacionais e na Sul-Americana. Outro ponto importante é evitar um enfraquecimento do Campeonato Pernambucano.
Apesar de não garantir participação pernambucana, o presidente da FPF informou que a competição será disputada por 16 clubes, divididos em quatro grupos, com os dois primeiros colocados de cada grupo se classificando para a fase de mata-mata. Uma formulação similar à Copa do Mundo, porém sem ter sede única.
Ainda de acordo com Evandro Carvalho, caso Pernambuco decida aderir a competição, terá direito a três vagas, que serão distribuídas para os três primeiros colocados do Campeonato Pernambucano.
- Não posso ir contra os meus princípios. Então, independentemente de quem serão os clubes, as vagas de Pernambuco ficarão com os três primeiros colocados do Estadual.

O presidente ainda explicou que a colocação do Campeonato Pernambucano será definida pela fase final e não levará em consideração a fase classificatória.

- Assim como o regulamento do Campeonato Pernambucano indica, a classificação final será definida pela fase de mata-mata e não depende da pontuação da fase inicial.

O pedido para que o campeão da Copa do Nordeste conquiste uma vaga na Copa Sul-Americana é um dos grandes entraves para a participação dos clubes pernambucanos na competição regional. No entanto, o presidente da FPF assegurou que a vaga na competição internacional é algo bem possível.

- Venho conversando com o Ricardo Teixeira e ele foi bastante receptivo a minha ideia. Acredito que isso não será algo tão complicado de acontecer.
Mudanças no Campeonato Pernambucano

Durante a entrevista coletiva, o Evandro Carvalho informou também que o Campeonato Pernambucano poderá sofrer alterações em seu formato já no próximo ano.

De acordo com o presidente, é provável que o número de participantes sofra um acréscimo, para abranger mais clubes do interior. Mesmo sem definir o novo formato, Evandro Carvalho garantiu que as mudanças só serão realizadas caso Pernambuco decida aderir à Copa Nordeste.
- O meu desejo é que tenhamos 10 clubes do interior. Acredito que podemos acrescentar algumas equipes sem perder a qualidade do campeonato. Mas isso é algo que só iremos definir com nossa entrada na Copa do Nordeste.
GLOBOESPORTE.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário