GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

domingo, 11 de março de 2012

FUTEBOL BAIANO

Missão espetáculo: alegria e gols - os 30 dias da era Falcão no Bahia
paulo roberto falcão; bahia (Foto: Reprodução/TV Bahia)Falcão tem desfilado elegância pelo interior baiano
(Foto: Reprodução/TV Bahia)
GLOBOESPORTE.COM

Treinador comandou o seu primeiro treino no dia 10 de fevereiro. Ele comandou o Bahia em sete jogos e tem 90,4% de aproveitamento


Um nome novo, diferente e carregado de histórias, no entanto, sem identificação com o clube e sem grandes trabalhos recentes. Esta foi a escolha feita pelo Bahia. Paulo Roberto Falcão. Quase um ano depois de deixar o Internacional, o treinador atraiu os holofotes para o Fazendão ao aceitar substituir Joel Santana. Passados 30 dias desde o dia em que comandou o primeiro treino no CT do Tricolor, no dia 10 de fevereiro, Falcão tem correspondido à altura com a camisa azul, vermelha e branca.
A avaliação do primeiro mês do ex-craque como treinador do Bahia pode ser feita através da alegria da torcida e dos elogios da imprensa. A lua de mel com o torcedor tricolor é justificada pelos números. Nos sete jogos em que esteve à frente do Bahia, Falcão venceu seis e empatou apenas um – exatamente o clássico com o Vitória, na estreia.

Nesse período, o treinador fez do Bahia o time com o melhor ataque do Brasil. Foram 21 gols feitos e uma média de três por partida. O aproveitamento no Tricolor é de surpreendentes 90,4%.

- O mérito de tudo isso é dos jogadores. Eles souberam levar para campo o que treinamos no dia a dia. Além disso, O time está aquém do que eu imagino, mas além do que eu esperava para o pouco tempo – comentou Falcão
.
O desempenho no primeiro mês foi bem superior ao retrospecto no Internacional no ano passado. No mesmo período no Colorado, Falcão comandou os mesmos sete jogos – quatro pelo Campeonato Gaúcho e três pela Libertadores. Aproveitamento de 52,3% .

Se no Bahia o futebol ofensivo tem surtido efeito imediato, no Inter foi diferente. Foram três vitórias, dois empates e duas derrotas. No período, o time foi eliminado da competição continental, conseguiu vencer um turno do estadual e perdeu a primeira partida da decisão para o Grêmio – na semana seguinte conseguiu conquistar o título na casa gremista, nos pênaltis.
Sobre a demissão do Colorado, Falcão fala pouco, mas o suficiente para que se entenda que o ferido coração vermelho tirou ensinamentos da situação.
- Foi uma situação em que eu aprendi bastante.
Mudança de espírito: um Bahia ofensivo

Desde a sua chegada, Falcão se mostrou um adepto do futebol ofensivo. Fã do Barcelona de Pep Guardiola, o treinador mudou a cara do Bahia. De três volantes, o Tricolor passou a atuar com dois meias e dois atacantes de área. Alguns jogadores passaram a se destacar desde a chegada do Rei de Roma.
Souza, referência do ataque, manteve a boa fase do começo do Campeonato. Gabriel ganhou uma vaga no time na sua posição de origem. De curinga nas eras Renê Simões e Joel Santana, o garoto tornou-se o principal jogador do Bahia no estadual. Rei das assistências, o jovem se tornou o garçom do time.

Homem de confiança de Falcão, o volante Fahel credita à chegada do treinador a mudança de postura do Bahia na temporada 2012.
- O Falcão trouxe o futebol jogado para o time. Ele cobra imposição, marcação forte, e que se jogue para frente quando o time tem a posse de bola. Os resultados têm aparecido por isso. Ele tem dado liberdade para que a gente se aproxime do ataque quando temos a posse de bola. Isso vem dando confiança e nos incentiva a tentar uma jogada a mais - disse Fahel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário