GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

terça-feira, 20 de março de 2012

MELHOROU BASTANTE

Muamba já reconhece familiares, e amigos sonham com volta ao futebol
Amigos de Muamba saem otimistas do hospital (Foto: Carlos Mota / Globoesporte.com)Amigos de Muamba saem otimistas do hospital
(Foto: Carlos Mota / Globoesporte.com)

Boletim divulgado pelo Bolton nesta segunda diz que jogador continua apto 
a respirar sem a ajuda de ventilação e responde questões apropriadamente


Otimismo renovado. De acordo com um comunicado divulgado pelo Bolton às 19h30m (horário local, e 16h30m de Brasília), o meia Fabrice Muamba já é capaz de reconhecer familiares dois dias depois de ter sofrido uma parada cardíaca em um jogo pela Copa da Inglaterra. O boletim ressalta que ele “continua em tratamento intensivo”, mas que vem “apresentando sinais de melhora”.
Segundo a nota, Muamba segue respirando sem a ajuda de aparelhos e responde questões apropriadamente. Segundo o assessor do London Chest Hospital, onde está hospedado, no entanto, isso não significa que ele esteja se comunicando verbalmente.
Apesar de confiantes em uma melhora, amigos do jogador também negaram que ele tenha falado "algumas palavras em francês e inglês", como contou um outro amigo, Curtis Codrington, em entrevista à imprensa inglesa. Já Botuli Isiya, que convive com Muamba desde os 12 anos, sonha até com o retorno aos gramados.

– O que podemos falar neste momento é que Deus existe. Não temos dúvidas disso. Deus existe, ele está ficando melhor e vai voltar a jogar futebol. É o que todos nós esperamos. Somos todos do Congo e temos orgulho de sermos congoleses. Quando um compatriota fica doente, todos lutamos juntos. Mas gostaríamos de agradecer todas as orações em todo mundo – disse Botuli, que estava acompanhado com outros três amigos, todos com a bandeira da República Democrática do Congo.
Colegas de profissão fazem visita
O estado crítico de Muamba mobilizou seus companheiros de profissão. Nomes como o lateral-esquerdo Ashley Cole e o volante Michael Essien, do Chelsea, o meia-atacante Shaun Wright-Phillips, do Queens Park Rangers, e o atacante Emmanuel Adebayor, do Tottenham, o visitaram durante o dia e noite.

Confira o comunicado na íntegra:
“Fabrice Muamba continua em tratamento intensivo e apresentando sinais de melhora nesta noite
Ele continua apto a respirar sem ajuda de ventilação, além de reconhecer familiares e responder questões apropriadamente.
Esses são os sinais de progresso. Ainda assim, a situação continua critica e requer cuidados médicos intensivos.
Família e clube agradecem a mídia por respeitar a privacidade”.
O incidente
Aos 41 minutos do primeiro tempo na partida contra o Tottenham, no último sábado, Muamba caiu de bruços no gramado. Não havia ninguém por perto. Seis médicos entraram em campo e passaram dez minutos tentando ressuscitá-lo com um desfibrilador e com massagens cardíacas. O jogador não respirava quando foi retirado do campo e levado até a ambulância, onde os médicos seguiram com as tentativas em reanimá-lo. O treinador Owen Coyle e o capitão Kevin Davies também estavam no veículo.
O meia, que tem 23 anos, nasceu na República do Congo, mas foi levado para a Inglaterra com 11 anos pelo pai, que buscava exílio. Como principal curiosidade, tem como hobby ouvir música clássica. Fabrice iniciou a carreira nas categorias de base do Arsenal, onde permaneceu até 2006, quando foi emprestado para o Birmingham City, que decidiu contratá-lo definitivamente em 2007. No ano seguinte, transferiu-se para o Bolton. O meia passou pelas categorias de base da seleção inglesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário