GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

domingo, 29 de abril de 2012

CAMPEONATOS ESTADUAIS


Estaduais: Fases decisivas prometem muita emoção (Parte 2)…


Por Daniel Freire
Paulista - Iremos iniciar o giro pelo melhor, o Paulistão, que em sua rodada de quartas-de-final já indicam por qual motivo o consideramos como o melhor, onde equipes do interior chegam fortes, tem tradição e lutam por títulos.
O Campeonato teve uma fase inicial com 20 equipes, em jogos de apenas 1 turno, ou seja 19 rodadas. Seguido de jogos eliminatórios únicos da equipe de melhor campanha. 8 equipes passaram para essa fase e agora apenas 4 ainda sonham com o título.
Os quatro finalistas são equipes tradicionais do futebol Nacional, duas da capital e duas do interior. São Paulo, Santos, Guarani e Ponte Preta. As semi-finais está marcada por dois clássicos. São Paulo pega o Santos e o Guarani enfrenta a Ponte Preta. Vale ressaltar que no Paulista a única vantagem das equipes de melhor campanha na 1ª fase é fazer o jogo decisivo em casa, pois a partida eliminatória é de jogo único.
Então São Paulo e Guarani fazem um único jogo em casa valendo vaga a final. A Ponte, ultima classificada eliminou a equipe de Melhor Campanha (Corinthians) e chega como a maior surpresa juntamente com o Guarani que desbancou o poderoso Palmeiras de Felipão. São Paulo e Santos confirmaram seus favoritismos e passaram fácil por Bragantino e Mogi Mirin; Como teremos uma final Capital x Interior, muita emoção irá movimentar o estado.
No Campeonato Gaúcho, Grêmio e Internacional correm atras do prejuízo do primeiro turno. Isso por que lá as 16 equipes se dividem em dois grupos de 8 em 2 turnos. No 1ª Turno, chamada de Taça Piratini, na qual os times jogam contra os adversários do outro grupo e 4 passam para as semi-finais (lembrando que a fase decisiva é sempre em jogo único igual ao paulista com exceção das finais do campeonato que ocorrem em 2 jogos (ida e volta), o Caxias superou os dois grandes da capital e já assegurou vaga na final, restando então apenas uma vaga no returno (Taça Farroupilha) para Inter e Grêmio. O Inter passou fácil pelo Veranópolis enquanto o tricolor gaúcho suou para vencer o Canos pelo placar mínimo. Agora se enfrentam neste fim de semana e o clássico promete pegar fogo. Pois vale vaga para a final.
Agora no Campeonato Mineiro, que teve na 98 edição cinco equipes com títulos locais, sendo tres deles tradicionais no futebol brasileiro, o Atlético-MG, o Cruzeiro e o América-MG. A competição é simples. Turno único com 12 equipes (que disputaram 11 partidas); As 4 melhores classificadas avançaram a 2ª fase (mata-mata de ida e volta e a equipe de melhor camapanha tem vantagem de fazer a segunda partida em casa e joga por 2 empates). O torneio está na fase de semi-finais, apenas com o Tupi, que foi campeão da Série D de 2011, frente o tradicional Santa Cruz -PE, não tem título. As outras três equipes semi-finalistas foram as tradicionais do estado. O Galo, a raposa e o Coelho.
Na semana passa teve-se os jogos de ida. O Atlético-Mg ficou no empate contra o Tupi e jogou hoje pelo empate em casa. Fez mas que isso, venceu a partida por 1×0; Fim de sonho do título inédito para a equipe interiorana do Tupi, que caiu de pé. Já o Mequinha chegou a colocar 3×0, inclusive perdendo um pênalti com Fábio Júnior. Mas o Cruzeiro reagiu, fez dois gols e voltou a entrar na disputa pela vaga a final.
Amanha ocorre a segunda semi-final, onde será conhecido o segundo time que fará a final contra o Galo.
Entretanto no Campeonato Catarinense o que parece ser simples não o é. Em sua 87ª edição, o torneio segue os tradicionais turno e returno. com um total de 18 partidas. Em cada turno uma equipe uma campeão garantia vaga as semi-finais. Os outros dois classificados seriam os dois melhores na classificação final. Até ai tudo bem. Mias o curioso e inusitado era que se uma equipe vencesse os dois turnos não seria campeã. As semi-finais seriam formadas pela equipe que tinha levado os dois turnos, mais as três melhores da classificação final.
E foi justamente isso que aconteceu, o Figueirense papou os dois turnos e não levou a taça. Chapecoense, Avaí e Joinville então se juntaram as semi por índice técnico;
Na semana passada o jogos de ida terminaram em empates, por placares iguais, 1×1 e os visitantes saíram na vantagem, já que jogam por dois resultados iguais. O Joinville mesmo jogando melhor não conseguiu superar o Figueirense. Já o Avaí enfrentou o Chapecoense a também não foi feliz.
Domingo teremos os jogos de volta.
Já no Campeonato Paranaense, o oposto do Catarinense, o torneio também é em turno e returno, e com campeões do turno garantido vaga na final. Contudo se uma equipe consiga levar os dois turnos, será declarada campeã. O que seria normal.
A edição de número 98 foi composta por 12 equipes. O primeiro turno foi conquistado pelo Atlético-PR enquanto que no returno, faltando apenas um jogo, a equipe do Coritiba já conseguiu garantir vaga na finalíssima, evitando que a rival papasse o título.
As finais ocorreram dias 6 e 13 de maio. Primeiro jogo será na Vila Capanema, enquanto que o jogo da volta ocorrerá no Couto Pereira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário