GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 27 de abril de 2012

NO FINAL DEU TUDO CERTO


Confusões e bravatas marcam sorteio dos árbitros das semifinais do PE2012

Ponto alto foi questionamento sobre a lisura do sorteio

 Superesportes
Não faltaram bravatas e discussões no sorteio dos árbitros das semifinais do Pernambuco 2012, na tarde desta quinta-feira. As polêmicas giraram em torno dos nomes dos juízes e da lisura do processo, que, desta vez, aconteceu em uma sala no prédio anexo da Federação Pernambucana de Futebol (FPF). Geralmente, o sorteio é realizado na frente da entidade, para que qualquer pessoa possa assistir.
As confusões começaram antes mesmo do sorteio. Um homem, identificado apenas como João e que negou ser representante de algum clube, fez um pedido inusitado a Salmo Valentim, membro da Comissão de Arbitragem da FPF. Por mais de uma vez, ele sugeriu que o árbitro fosse sorteado "no cara-e-coroa" da moeda, em vez do globo de bingo. Disse que as bolinhas poderiam ter, por exemplo, pesos diferentes, de forma a induzir a escolha de determinado profissional.
Valentim não gostou da ideia nem da insistência. "Você trouxe uma balança?", questionou ao homem, que negou e pediu tempo para que fosse buscar uma. "Não, o sorteio está marcado para agora, às 16h. Se queria pesar a bolinha, já deveria estar com a balança aqui", afirmou o ex-árbitro, ladeado pelos colegas de comissão, Francisco Domingos e Erich Bandeira.
Quando Sandro Meira Ricci foi sorteado para o Clássico dos Clássicos, através do costumeiro globo de bingo, o representante do Náutico na FPF, Ernesto Cavalcanti, disse que, se um árbitro local fosse escalado (no caso, Gleydson Leite), o time alvirrubro poderia não entrar em campo. "Estávamos estudando a possbilidade de não disputar a partida, porque a nossa descrença no quadro pernambucano é absoluta. A escolha salvou o campeonato", declarou.
O representante do Sport, Fred Borba, falou menos. "Queríamos o trio todo da Fifa, mas vamos apoiar e torcer para que tudo corra bem. Não vai ter nada de tirar time nesta partida", disse, alfinetando o rival.
Já o diretor de futebol do Santa Cruz, Albertino dos Anjos, deu um voto de confiança à arbitragem local, mas acabou reabrindo uma antiga polêmica. Questionado se preferia que Meira Ricci atuasse no Arruda, ele disse: "Ele é um excelente árbitro, mas, aqui, também temos alguns assim. Tanto que nós sugerimos à FPF colocar Cláudio Mercante nos sorteios, mesmo que as pessoas falem que ele está em má fase".
Mercante, para os que não lembram, foi acusado pelos rubro-negros de beneficiar o Tricolor na primeira final do PE2011. Na partida, vencida pelo Santa Cruz por 2 a 0, o árbitro não expulsou o zagueiro Thiago Matias, que cometeu duas faltas logo nos minutos iniciais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário