GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 17 de maio de 2012

SANTA CRUZ - RUMO A SÉRIE B


O roteiro do acesso do Santa Cruz

A dez dias da estreia na Série C, Tricolor procurar deixar o time pronto para a competição

 Diario de Pernambuco
A exatamente dez dias da estreia na Série C, o Santa Cruz segue metodicamente os bons mandamentos para o sucesso. Manteve a da base de atletas em relação à competição anterior e a mesma comissão técnica. Além disso, dispensas e contrações para uma sutil reformulação visam o fortalecimento do elenco. Pode até não dar certo, mas a continuação do planejamento à risca aponta o Tricolor como favorito dentre as 20 equipes da competição que brigam por quatro vagas visando o retorno à Série B. A caminhada começa contra o Guarany de Sobral, no dia 27 de maio, às 16h, no Arruda.

Credenciado pelo bicampeonato e por atletas de destaque nacional que reencontraram o bom futebol com a camisa coral, a equipe certamente será o time a ser batido na Terceirona. Com o campeonato regionalizado e dividido por dois grupos de dez clubes, o Tricolor terá na sua chave adversários como o Paysandu e o Fortaleza. “Por questão de tradição, esses dois times vão vir fortes. Mas quem está na Série C não vai para brincar. Todos os adversários têm um objetivo e vão levar dificuldades”, disse o diretor de futebol Constantino Júnior.

Será o reencontro do Santa Cruz com a Série C depois de quatro anos. Em 2008, a competição sacramentou a imersão coral no fundo do poço do futebol nacional. Hoje, faz parte obrigatória no caminho de volta rumo à dignidade. Caminho que está sendo conduzido com louvor por Zé Teodoro. Até amanhã, o treinador e a diretoria coral deverão liberar a lista com seis nomes de atletas dispensados. Dentre os “peixes grandes”, um nome que pode aparecer é o de Carlinhos Bala.

Contratações
Entre cinco e seis atletas deverão chegar. Um lateral esquerdo, um direito, um meio-campista e mais um atacante. Até o momento, o Santa Cruz só anunciou o atacante Fabrício Ceará, 34 anos, destaque do Salgueiro no Estadual com oito gols. A diretoria coral ainda luta pela manutenção do artilheiro Dênis Marques. O amistoso contra o CSA, no próximo domingo, no Arruda, com ingressos ao preço único de R$ 20, será decisivo para a permanência do atleta. Um total de 40 mil bilhetes está à venda e a receita será para mantê-lo.

Goleiros

Tiago Cardoso, Diego Lima e Cley

Análise

Apesar de não ser o mesmo “paredão” do ano passado, Tiago Cardoso (foto) continua sendo um goleiro bastante regular. Quando machucado, no Estadual, cedeu a vaga para Diego Lima, que se mostrou um goleiro à altura do titular e que pode suprir alguma lacuna no gol da equipe tricolor. Ambos devem permanecer.

Laterais direitos


Diogo, Eduardo Arroz e Anderson Maisena

Análise

A deficiência no setor é tanta que o titular absoluto é o irregular Diogo (foto). Eduardo Arroz ficou mais tempo machucado do que jogou – e quando jogou, não foi bem. Maisena estreou somente na última rodada do primeiro turno e improvisado na ala esquerda. É preciso contratar para não sofrer na Série C.

Zagueiros

Leandro Souza, William, Everton Sena, Vágner, André Oliveira e Renato Camilo

Análise

Dos seis jogadores da posição, apenas William (foto) tem se mostrado regular a ponto de ter a titularidade certa. André Oliveira foi tão mal que perdeu a vaga no time e sequer passou a integrar o banco de reservas. Leandro Souza também caiu. Vágner, ex-Náutico, fez uma boa reta final no PE2012 e deve ficar.

Laterais esquerdos

Renatinho

Análise

Assim como na direita, o lado esquerdo tem sua improvisação. Sem Dutra, que deixou o time rumo ao Japão, Renatinho assumiu - e bem - a posição. Mas só um atleta para jogar uma competição tão longa como a Série C é extremamente arriscado. Ainda mais quando o lateral é um ala sem característica defensiva.

Volantes
Memo, Anderson Pedra, Chicão, Léo, Sandro Manoel e Eder Túlio

Análise

É, talvez, a posição mais bem servida do time. Com Memo (foto) em ótima fase, os demais (tirando Eder, que sequer estreou) têm praticamente o mesmo nível técnico e se revezam na briga por uma vaga no time principal. Destaque para Chicão e Pedra, peças imprescindíveis, sobretudo na fase final do Pernambucano.

Meias   

Luciano Henrique, Natan, Weslley, Jefferson Maranhão e Jefferson Bruno

Análise

Se a cabeça de área é a posição mais bem servida, o setor de criação é o mais carente. Com Luciano Henrique (foto) evoluindo a cada jogo, o time conta só com Natan e Weslley. O problema é que, quando não esteve machucado, não conseguiu repetir o mesmo futebol de 2011. É preciso se reforçar.

Atacantes

Dênis Marques, Geílson, Caça-Rato, Carlinhos Bala, Branquinho e Fabrício Ceará

Análise

Tem um titular acima do nível da Terceira Divisão: Dênis Marques, atleta que o clube ainda tenta manter no grupo. Geílson e Flávio Caça-Rato são dois atletas com potencial para serem companheiros de ataque e ainda conta com Fabrício Ceará.

Saiba mais

Grupo A: Salgueiro; Santa Cruz; Águia de Marabá-PA; Cuiabá; Fortaleza; Guarany de Sobral-CE; Icasa; Luverdense-MT; Paysandu; Rio Branco-AC

Grupo B: Brasiliense; Caxias; Chapecoense; Duque de Caxias; Macaé; Madureira; Oeste; Santo André; Tupi-MG; Vila Nova

Fórmula de disputa

Os clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta dentro dos próprios grupos, regionalizados. Ao término das 18 rodadas, os quatro primeiros colocados de cada chave se classificam para as quartas de final, que serão disputadas no sistema de mata-mata. A partir desta fase, os clubes dos dois grupos se cruzarão. Após os duelos de ida e volta, os quatro vencedores das quartas garantem o acesso para a Série B 2013, além, claro, de passarem às semifinais. O campeão será conhecido em novembro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário