GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sábado, 30 de junho de 2012

FUTEBOL AMERICANO NO BRASIL


Bola oval agora tem Campeonato Brasileiro

Pirates (preto) e Mariners (azul) são os representantes do Recife no Brasileiro / Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem

Pirates (preto) e Mariners (azul) são os representantes do Recife no Brasileiro

Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem

Torneio nacional de futebol americano reunirá 34 equipes de 15 Estados. Recife terá dois representantes na competição



Os amantes da bola oval no País comemoram uma conquista histórica neste fim de semana. Sete jogos darão início ao primeiro Campeonato Brasileiro de Futebol Americano, realizado sob a batuta da Associação Brasileira de Futebol Americano (Afab). O certame, que se estende até o dia 24 de novembro, reunirá 34 equipes de 15 Estados e a participação de aproximadamente 1500 jogadores, segundo a entidade. A capital pernambucana terá dois representantes. O Recife Mariners estreia neste domingo, em João Pessoa, às 15h, contra o Botafogo Espectros, no Estádio da Graça. Já o Recife Pirates só jogará no dia 14 de julho, também contra o Espectros, na capital paraibana.

O torneio será dividido em quatro conferências (Nordeste, Sudeste, Central e Sul), seguindo o modelo da National Futebol League (NFL), a liga profissional americana. A Conferência Nordeste terá dez equipes dividas em três grupos. Caso um dos times do Recife consiga vencê-la, enfrentará o Campeão da Conferência Sudeste por uma vaga na grande decisão, no final do ano. O outro finalista sairá do confronto entre os ganhadores das conferências Sul e Central
Treinando desde o início do ano em um campo improvisado na Escola de Aprendizes Marinheiros, em Olinda, o Recife Mariners está confiante em uma boa campanha no torneio, apesar de reconhecer o favoritismo do adversário da estreia. “Eles têm, seguramente, a melhor equipe do Nordeste e estão invictos há uns cinco anos. Mesmo assim, estamos seguros de fazer um bom trabalho. Renovamos a equipe e com o tempo e o ritmo de jogo creio que o time pode deslanchar mais para frente”, explicou Júlio Adeodato, que divide seu tempo como Wide Receiver, integrante da comissão técnica e do setor administrativo da equipe.

A falta de apoio é, inclusive, a parte mais difícil de promover um esporte com pouca tradição no País. “Ano passado, quando jogávamos a Liga Nordeste, conseguíamos alguns patrocínios por jogo. Ainda não temos um parceiro fixo que cubra as nossas despesas. Então são os próprios jogadores que bancam os custos da equipe com uma mensalidade simbólica de R$ 20, juntamente com o ingresso dos jogos”, ponderou Júlio. Outro problema para ser resolvido é o local onde a equipe mandará os jogos.
“Ano passado jogávamos no Cabo de Santo Agostinho, mas a cidade terá times na série A2 do Campeonato Pernambucano de Futebol. Estamos tentando o Ademir Cunha, em Paulista, mas ainda não batemos o martelo”, explicou. O mesmo desafio é enfrentado pelo Recife Pirates que jogava no Olindão e está tentando um acordo para jogar em Ipojuca. “Está difícil por conta da A2, mas estamos negociando”, contou o treinador dos Pirates, Alexandre Dimitri.

RODADA INICIAL - Além de Botafogo Espectros x Recife Mariners, os outros jogos deste domingo são: Rio Preto Weilers x São Paulo Storm, em Taubaté-SP, UFPR Legends x Bárbaros do Vale, em Blumenau-SC, Foz Black Sharks x Ponta Grossa Phantoms, em Ponta Grossa-PR. Neste sábado, jogam Curitiba Brown Spiders x Joinville Gladiators, em Joinville-SC, Brasil Devilz x Serra Cabritos, em Serra-ES e Minas Locomotiva x Spartans Football, em Barueri-SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário