GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

SPORT - NÚMEROS APAVORANTES

Ao fim do Primeiro Turno, números negativos apavoram o Sport

Leão está 'atolado' na Zona do Rebaixamento, em 19º lugar, com apenas 26,3% de aproveitamento e precisa mudar para fugir do rebaixamento


O primeiro turno do Campeonato Brasileiro se foi e trouxe com ele uma realidade preocupante para o Sport. Atual 19º colocado do Brasileirão, o Rubro-Negro possui apenas 15 pontos conquistados e vê o rebaixamento cada vez mais se aproximar. O fato é que nos números a equipe pernambucana terá de se desdobrar para garantir uma boa posição ao fim da última rodada da competição e deixar para trás o fantasma da Segunda Divisão.
Com apenas 26,3% de aproveitamento, o Leão soma três vitórias, seis empates e dez derrotas no campeonato, com saldo de gols de -13. Pior do que isso é o retrospecto recente do Rubro-Negro: já são dez jogos sem vencer neste Brasileirão e sete sem marcar um gol sequer. Os números se traduzem nas estatísticas do clube, que tem o pior ataque do certame, com apenas 13 gols, e a terceira pior defesa, ao lado da Ponte Preta, ambos com 26 gols sofridos.

A campanha leonina ao fim da primeira etapa se aproxima bastante da de 2009, ano em que o Sport acabou rebaixado para a Série B. Naquele ano, a esta altura, o time pernambucano ocupava a última colocação (20º), somava 13 pontos (três vitórias, quatro empates e doze derrotas), possuia o mesmo saldo de gols (-13) e 22,3% de aproveitamento. Ao fim do campeonato, o Rubro-Negro encerrou a sua participação com 31 pontos, na lanterna e com 27% de aproveitamento.
Apesar de apresentar números alarmantes, o Sport pode se prender a um exemplo recente de volta por cima na competição. No mesmo ano em que foi rebaixado, 2009, os pernambucanos viram o Fluminense dar um salto na tabela e fugir heroicamente da Segundona. Na 19ª rodada do Brasileirão daquele ano, o Tricolor das Laranjeiras possuia a mesma pontuação (15), aproveitamento (26,3%) e números de vitórias, empates e derrotas que os leoninos. Os cariocas fizeram uma campanha de recuperação no 2º turno, terminando certame em 16º lugar com 46 pontos e 40% de aproveitamento. Tudo o que o Sport precisa para se inspirar e sair da situação incômoda que se encontra neste Brasileirão.
Uma vitória e Z-4 pode ficar para trás
A situação do Sport pode começar a ser modificada já na primeira rodada do 2º turno deste Brasileirão. O time pernambucano enfrenta o Flamengo, em Volta Redonda-RJ, na quinta-feira, às 21h, e uma vitória fora de casa pode colocar o Leão fora do Z-4. Atualmente com 15 pontos, o Sport está atrás de Atlético-GO (18º, 16 pontos) e Palmeiras (17º, com 16 pontos) e a apenas dois pontos do primeiro time longe da zona, o Bahia (16º), que tem 17 pontos. Se derrotar o rubro-negro carioca e contar com tropeços dos adversários, os pernambucanos deixam o Z-4 para começar bem a recuperação no certame logo na primeira rodada do returno.
GLOBOESPORTE.COM 

Nenhum comentário:

Postar um comentário