GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sábado, 27 de outubro de 2012

BRASILEIRO SÉRIE A


Bahia domina, mas fica no empate com o Grêmio e segue em risco

                          
Mesmo com uma rodada em que Palmeiras e Sport foram derrotados e permitiram a abertura de uma boa vantagem, o Bahia decepcionou seu torcedor e apenas empatou com o Grêmio por 1 a 1, em Pituaçu. Apesar de dominar a posse de bola e criar as melhores chances, o time da casa esbarrou em sua ineficiência ofensiva e ficou na igualdade com os gaúchos, que também não cumprem seus objetivos.

Com 60 pontos, o Grêmio permitiu que o São Paulo, agora com 58, se aproximasse ainda mais. Dessa forma, praticamente classificado para a próxima edição da Libertadores, o título fica a 12 pontos e inviável. Já o Bahia chegou a 37, quatro à frente do Sport, que abre a zona de rebaixamento. Gabriel e Kleber foram os responsáveis pelos gols marcados neste sábado.

Na próxima rodada, que será disputada apenas no fim de semana, o Grêmio tenta se garantir na Libertadores diante da Ponte Preta, que já se salvou da chance de queda e cumpre tabela no Olímpico, no sábado. Já o Bahia terá sua nova missão contra o rebaixamento em São Paulo, no domingo, visitando a Portuguesa no reencontro de Jorginho com seu ex-clube.

O Jogo – Velocidade, posse de bola e criatividade por parte do Bahia deram o tom de todo o primeiro tempo em Pituaçu. Com Jussandro e Gabriel rondando a área gremista, o adversário se mostrava pouco combativo no meio-campo, uma reclamação que o próprio técnico Vanderlei Luxemburgo teve e tentou corrigir. Marquinhos tentava organizar o setor na ausência de Zé Roberto, suspenso, mas os erros de passe dos laterais Pará e Anderson Pico comprometiam a evolução das jogadas do time do Sul.

Mesmo com maior posse de bola, a primeira chance do Bahia só foi criada aos 11 minutos, mostrando que o domínio não veio acompanhado por eficiência. Em jogada ensaiada, Neto cobrou falta na trave esquerda de Marcelo Grohe e Titi escorou para o outro lado, onde Souza apareceu de frente ao gol, mas cabeceou por cima da meta gremista, desperdiçando boa chance do Bahia.

Enquanto o Bahia tinha o domínio da posse de bola e pressionava, principalmente nos primeiros 20 minutos, o Grêmio só arriscava pelos lados, de forma desorganizada. Como no lance em que Pará tentou a infiltração após desarme no setor de meio-campo, mas Marcelo Moreno não alcançou. No minuto seguinte, em contra-ataque, Jones invadiu a área pela direita, mas acabou travado pela marcação. A sobra ficou com Diones, que obrigou Marcelo Grohe a praticar boa defesa e afastar o perigo pela linha de fundo.

Notando a velocidade e eficiência com que o Bahia organizava seus ataques, o Grêmio passou a trocar passes no meio-campo e tentava organizar seu jogo a partir daquele setor. No entanto, foi aos 42 minutos que Jussandro avançou sem marcação pela esquerda e cruzou na trave esquerda de Marcelo Grohe. Jones Carioca conseguiu o desvio para o outro lado e confundiu o goleiro gremista. Preciso, Gabriel completou para o gol e abriu o placar a favor do Bahia.

No minuto seguinte, o Grêmio deu uma resposta imediata. Quando Danny Morais não conseguiu afastar o perigo na troca de passes do Grêmio no na entrada da área, a sobra ficou com Elano, que chutou rasteiro e obrigou Marcelo Lomba a espalmar para o meio da área. Kleber apareceu sem marcação e deixou tudo igual em Pituaçu, para frustração da torcida do Bahia que ainda cantava pelo gol marcado pouco antes.

O segundo tempo começou em ritmo inexplicavelmente mais lento que a etapa inicial, quando as duas equipes se agrediram. Tanto que a primeira oportunidade real de gol surgiu aos 13 minutos, em cobrança de falta de Léo Gago que obrigou Marcelo Lomba a praticar boa defesa à sua esquerda. O camisa 8, inclusive, já era a terceira alteração do Grêmio antes da jogada. Se Jorginho já havia acionado Jéferson e Lucas Fonseca nas vagas dos lesionados Gabriel e Danny Morais, Vanderlei Luxemburgo promoveu as entradas de Marco Antônio e Leandro para tentar mudar a história do jogo.

Aos 19 minutos, Marco Antônio e Hélder dividiram na entrada da área do Bahia e a bola acabou sobrando para Leandro, que se aproveitou do erro de marcação de Titi para sair na cara do gol de Marcelo Lomba. Imprudente, o atacante do Grêmio abusou da firula e permitiu o desarme de Fabinho na melhor oportunidade criada pelas duas equipes em todo o segundo tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário