GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL


MINISTROS DESTACAM LEGADO DOS MEGAEVENTOS EM CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE SEGURANÇA
José Eduardo Cardozo, da Justiça, e Aldo Rebelo, do Esporte, ressaltaram oportunidades geradas com a realização da Copa e das Olimpíadas

Na abertura da I Conferência Internacional de Segurança para Grandes Eventos, na noite desta quarta-feira (07.11), em Brasília, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e o representante do Ministério da Defesa, Chefe do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas, José Carlos de Nardi, destacaram a importância do trabalho integrado entre as duas pastas para o planejamento das ações de segurança para a Copa do Mundo de 2014 e para as Olimpíadas de 2016. Antes do evento, eles estiveram reunidos com a presidenta Dilma Rousseff para definir atribuições das áreas.
“Definimos as formas de atuação para a segurança nos grandes eventos. O Ministério da Defesa ficará voltado para oito tipos de ação, como controle do espaço aéreo e marítimo, comando de tropas prontas para atuar em qualquer local onde estará acontecendo os jogos, atuação nos centros de controle, agindo em conjunto com a segurança pública”, explicou o general de Nardi.
“Na reunião na Presidência, ficou clara a divisão de tarefas, o que vai permitir uma ação cada vez mais integrada, conjunta e efetiva dos ministérios da Defesa e da Justiça”, afirmou o ministro Cardozo, diante de um público de cerca de 350 pessoas de 31 países.
“Boas práticas, integração e inteligência, além de parcerias nas aquisições e transferências de tecnologias são questões que têm norteado a nossa conduta. Posso dizer que numa Copa do Mundo e numa Olimpíada no século 21, as relações internacionais terão grande importância”, afirmou o ministro da Justiça. Segundo ele, a troca de experiências com outros países que organizaram megaeventos e o intercâmbio de informações com as forças de segurança e inteligência ajudam o planejamento brasileiro, principalmente num contexto em que grupos criminosos atuam além das fronteiras nacionais.
Para Cardozo, essa é uma oportunidade para o país melhorar seu sistema de segurança pública, com uma mudança de paradigma que ultrapasse o período dos jogos. “Teremos uma oportunidade histórica, de que não abriremos mão, que é a de se ter um sistema de segurança pública que dará paz e tranquilidade a todos os brasileiros e a todos que vierem nos visitar”.
Também presente na abertura do evento, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, destacou a importância da realização do Mundial e das Olimpíadas para o desenvolvimento do Brasil e para a afirmação das capacidades do país. “Temos especial interesse no êxito da Copa e das Olimpíadas, para que esses eventos não sejam somente uma festa da humanidade, com toda esperança e fantasia que carregam. Para nós, esses eventos são a oportunidade para a afirmação das nossas capacidades e para o nosso desenvolvimento, com o aperfeiçoamento da nossa infraestrutura e com a demonstração do projeto da civilização brasileira, de enfrentar a intolerância e o racismo, valorizar a diversidade e a miscigenação que são traços da nossa cultura”.
Conferência
A I Conferência Internacional de Segurança para Grandes Eventos segue até sexta-feira (09.11) e reúne profissionais e gestores de segurança pública de 31 países, representantes de mais de 20 órgãos federais, das 12 cidades-sede da Copa, além dos estados de Alagoas, Maranhão, Paraíba, Pará, Santa Catarina e Sergipe. O evento ocorre no auditório da Procuradoria Geral da República, em Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário