GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

domingo, 4 de novembro de 2012

NÁUTICO - PRECIOSIDADE


A esmeralda alvirrubra

Ricardo Fernandes/DP/DA Press

Náutico conta com o 'peso' do gramado dos Aflitos para selar de vez a sua permanência na Série A



O tamanho está dentro do padrão Fifa: 105m x 70m. Para quem vê, não aparenta ser muito diferente dos demais. Mas quem pisa no gramado dos Aflitos garante: trata-se de um campo peculiar no Brasil, único. A distinção potencializa o sentido de “jogar em casa” para o Náutico e aumenta a confiança timbu de que, amanhã, ou no máximo no domingo seguinte, o risco do rebaixamento será matematicamente extinto. Para entender o diferencial do gramado alvirrubro, basta escutar as reclamações dos adversários, que se multiplicam desde o início da competição. Entre os adjetivos mais utilizados, os favoritos são “pesado”, “alto” e “fofo”.

Traduzindo: trata-se de um gramado que exige mais condicionamento físico dos atletas e no qual a bola rola mais “amarrada” no piso, mais lenta. A característica está relacionada ao tipo da grama e na forma como ela é tratada. Nos Aflitos, o “tapete” não fica tão rente ao chão. O corte é propositadamente alto. Isso faz a chuteira afundar mais. Além disso, o tipo da grama contribui para aumentar o efeito. Trata-se da “esmeralda”, só utilizada entre os estádios da Série A nos Aflitos.

A exclusividade, no entanto, encerra no próximo ano. Em 2013, o Timbu passará atuar na Arena Pernambuco, que terá o piso composto pela grama do tipo bermuda – provavelmente a bermuda celebration -, que favorece um estilo de jogo mais rápido, de troca de passes mais intensa. Em São Lourenço, o Náutico terá que encontrar novos trunfos para “cozinhar” os adversários. Por enquanto, deixa eles reclamarem dos Aflitos.

Opiniões
Acostumado com os campos da Europa, o meio-campista Ronaldinho Gaúcho, do Atlético-MG, deu um jeito de alfinetar o “tapete” dos Aflitos depois que a equipe saiu derrotada por 1 a 0. “É um gramado que é único no Campeonato Brasileiro. Então, eles sabem muito bem jogar aqui”, disse. O lateral direito do Cruzeiro, Ceará, apesar de não ter jogado esta temporada no gramado alvirrubro deu a sua opinião: “Os comentários são  de que a grama é alta, o campo pesado e com dimensões pequenas, o que favorece a equipe de casa”, enfatizou.

Entre os alvirrubros, a condição diferenciada do campo é uma aliada reconhecida. Apesar do elenco ter o hábito de treinar no CT do clube, na Guabiraba, com um campo muito diferente, o técnico Alexandre Gallo comanda movimentações nos Aflitos para deixar os atletas habituado ao terreno. “Agora que estou a favor, sei das qualidade a favor da gente. Sei como é o campo fofo, que tem que saber jogar, porque quem não está acostumado dificulta muito”, disse o goleiro Felipe.

Gramado dos AflitosTipo de grama que prevalece – esmeralda
Tipo de corte – alto
Caracterísitas do campo – alto, pesado e fofo
Consequência – a bola corre menos e a pisada é mais funda. Jogadores que não estão habituados cansam mais rápido


Diario de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário