GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

SANTA CRUZ - O ANO TRICOLOR


Os 12 meses do Santa Cruz


Não procure por jogos do Santa Cruz em junho, novembro ou dezembro. Os três meses sem futebol são reflexos de erros de várias gestões, culminados em sucessivos rebaixamentos. Um castigo para quem está à margem da elite do futebol nacional. O atraso para o início da Série C e a eliminação precoce da competição resultaram em uma ainda incômoda crise financeira. O ano ainda teve outra mancha: a eliminação da Copa do Brasil contra o modesto Penarol-AM. Mas a temporada também fez a imensa torcida escancarar o sorriso. O bicampeonato estadual na casa e no dia do aniversário do maior rival foi inesquecível para a nação coral. Graças a personagens como Dênis Marques e Zé Teodoro. Ambos se foram. Entretanto, ainda há motivos para o público conservar esperança. O quinto dia de retrospectiva do Superesportes é dedicado aos caminhos do Tricolor em 2012.

JANEIRO DE CONTRATAÇÕES

Muitos erros e alguns acertos. Os dirigentes responsáveis por contratar William Alves, Anderson Pedra e Dênis Marques, trouxeram Diogo, Éder Túlio, Alex Pires, Geilson e Carlinhos Bala. Dênis, ao ser apresentado após um ano e meio sem clube, profetizou: “Não desaprendi a jogar futebol.” Um fato atiçou as redes sociais: a presença de Renatinho em meio à torcida do Sport, nos Aflitos. “Minha namorada é rubro-negra”, justificou.

No PE2012

3 vitórias
2 derrotas
60% de aproveitamento

FEVEREIRO DE DÊNIS

O mês de Carnaval e de aniversário de 98 anos do clube teve clima de ressaca. Já na 6ª rodada, após o 0 a 0 com o Central, no Arruda, os primeiros coros de “burro, burro” ao técnico Zé Teodoro. Um empate amargo e com gosto de injustiça contra o Náutico e uma derrota em casa diante do Sport aumentaram a crise. Mas, das “cinzas”, ressurgiu Dênis Marques. Em pleno jogo de estreia, o atacante fez os três gols da vitória de 3 a 1 sobre o Porto.
No PE2012

3 vitórias
2 empates
3 derrotas
45,8% de aproveitamento

MARÇO DE PENAROL

Mais um fiasco em Copa do Brasil: eliminação em casa diante do desconhecido Penarol-AM, quando o time poderia até perder por um placar de 1 a 0. O tropeço rendeu protestos violentos e ameaça de demissão a Zé Teodoro. Situação aliviada com a classificação à semifinal do PE2012. O mês ainda contou com as primeiras obras do CT Ninho das Cobras, em Aldeia, a visita do atacante Gilberto e a saída do lateral Dutra para o futebol japonês.

No PE2012

6 vitórias
100% de aproveitamento

Na Copa do Brasil

1 vitória
1 derrota
50% de aproveitamento

ABRIL PRO PAUL

Um contrato impediu o clube de divulgar o quanto lucrou para alugar o Arruda ao show de Paul McCartney. Mas se especula um valor em torno de R$ 1 milhão. Em campo, uma sequência de oito vitórias. Estrategicamente ou não, o time ficou em segundo lugar, para evitar o Timbu logo em uma semifinal, após um duelo morno contra o Sport, marcado por brigas, duas mortes e o consequente veto às torcidas organizadas.

No PE2012

3 vitórias
2 derrotas
60% de aproveitamento

O BI EM MAIO

Após o placar em branco no Arruda, o favoritismo recaiu sobre o Sport. Em casa, em pleno aniversário, o Leão só precisava de um empate para vencer o Estadual. Mas se deparou com um Santa Cruz ousado, com escalação do atacante Branquinho como falso ala, após um “recado de Deus”, segundo o auxiliar técnico Sandro Barbosa. Bicampeão com mérito. Infelizmente, um dos mais antigos tricolores não viu a festa: aos 101 anos, o ex-zagueiro Lauro Cerqueira faleceu dias antes.

No PE2012

1 vitória
1 empate
66,6% de aproveitamento


JUNHO DE ANSIEDADE

Um mês arrastado. A cada dia de expectativa sobre quando iria ser iniciada a Série C, uma nova frustração, por causa do embate judicial entre Treze e CBF. Restou ao Santa Cruz manter a reformulação do elenco, com dispensa de Geilson, contratação de Édson Borges e renovação de Dênis Marques, por exemplo, e realizar amistosos e jogo-treinos contra times como Chã Grande, Jaguar, Timbaúba e Carpina.

NÃO HOUVE JOGO OFICIAL

FINALMENTE, JULHO

Enfim, a estreia. Depois de 49 dias sem jogo oficial, o Santa Cruz estreou na Série C, após a exclusão do Rio Branco e a inclusão do Treze. Mas não conseguiu empolgar a fiel torcida. Logo de cara, um empate em casa contra o Guarany de Sobral. Mês de contratações: César, Ramalho, Tiago Costa, Leandro Oliveira e Leozinho. Resultados ruins, impaciência, vaias, mas torcida sempre presente.

Na Série C

1 vitória
4 empates
46,6% de aproveitamento


AGOSTO DE INSTABILIDADE

Após um julho de ilusória invencibilidade (duas vitórias e quatro empates), chegou o agosto de instabilidade. O time oscilou resultados. Goleadas sobre Icasa e Águia (4 a 0 e 6 a 1), derrotas diante de Fortaleza e Luverdense. Discursos de Zé Teodoro como “Não tem ninguém melhor do que o Santa na C”, “O torcedor não precisa se preocupar” e o mantra “O time vai crescer na hora certa” criaram uma falsa aura de otimismo.

Na Série C

2 vitórias
2 derrotas
50% de aproveitamento

SETEMBRO DA SELEÇÃO

Cinco meses após abrir as portas para Paul McCartney, o Arruda virou palco de outro grande evento: amistoso da Seleção Brasileira. Apesar de ser contra a China, a torcida marcou presença e vibrou com o elástico placar de 8 a 0. Por falar em Canarinha, a novela sobre um possível retorno do pentacampeão Rivaldo voltou a surgir nos bastidores do clube. Não passou de “perua”.

Na Série C

1 vitória
3 empates
1 derrotas
40% de aproveitamento

OUTUBRO VERMELHO

A rotina de atraso salarial e a visível falta de qualidade técnica se refletiram em resultados e aparente desânimo dos atletas. O time abusou da sorte. Mesmo quando perdia, a combinação de resultados insistia em dar sobrevida. Mas a derrota da última rodada, contra o Águia, em Marabá, eliminou e envergonhou o Tricolor. Uma grande mancha em um biênio vitorioso. Mais um ano de Série C.

Na Série C

1 vitória
3 derrotas
25% de aproveitamento

NOVEMBRO DE FÉRIAS

A eliminação precoce rendeu férias forçadas. O clube se esvaziou. Movimentação apenas dos dirigentes para tratar de contratos e dos candidatos à eleição. O técnico Zé Teodoro pediu para ficar, mas não houve acerto – segundo ambas as partes, por questão financeira. Quem permaneceu precisou se adequar à política de redução de custos. Em muitos casos, de até 50% do salário.

DEZEMBRO DE POLÍTICA

Após um mês de campanhas polêmicas, com tentativas de impugnação de ambos os lados, a decisão sobre quem iria comandar o clube no biênio do centenário foi às urnas. Vitória esmagadora do candidato à reeleição, Antônio Luiz Neto: 1636 a 151 votos. Marcelo Martelotte foi confirmado como novo técnico. A garotada coral faturou o tetra da Copa Pernambuco. E os treinos foram retomados para 2013.


Diario de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário