GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

domingo, 3 de março de 2013

ANIVERSÁRIO DO GALINHO DE QUINTINO


Eterno craque Zico completa 60 anos

Zico é o maior artilheiro do Flamengo (508 gols) e do Maracanã (333) /

Zico é o maior artilheiro do Flamengo (508 gols) e do Maracanã (333)

Jogador, que eternizou a camisa 10 do Flamengo, é idolatrada também por torcedores de outros clubes



Zico é um daqueles raros casos no futebol em que o ídolo ultrapassa as fronteiras da rivalidade clubística. Apesar de ser a personificação da camisa 10 do Flamengo (assim como Pelé fez com a 10 do Santos), o Galinho de Quintino é reverenciado não apenas pelos rubro-negros cariocas. Craque dentro e fora de campo, símbolo de uma geração, Arthur Antunes Coimbra completa neste domingo (3) 60 anos sendo reverenciado também por vascaínos, botafoguenses, corintianos, são-paulinos, palmeirenses, atleticanos, colorados, cruzeirenses, gremistas, alvirrubros, tricolores e rubro-negros pernambucanos.
A explicação sobre a mitificação do maior jogador da história do Flamengo (como só isso já não bastasse) pode ser contada de várias maneiras. Em número, por exemplo. Zico é o maior artilheiro do rubro-negro da Gávea, com 508 gols em 731 jogos (média de 0,69 por jogo). Também é o maior goleador do Maracanã com 333 gols. Também foi o jogador que mais balançou as redes na história do clássico Fla-Flu (19 vezes).
Ainda comandou o Flamengo nos seus principais títulos, como o Mundial Interclubes e a Libertadores de 1981, os Brasileiros de (1980, 82 e 83), a Copa União de 1987, além de sete estaduais. “A maior alegria que tive no futebol foi o título da Libertadores. Aquele gol de falta (na final contra o Cobreloa) foi o que mais comemorei na vida”, conta.

Mas apenas números não são o bastante para representar o que foi Zico em campo. Até porque são frios. E o futebol de Zico era magia. Para muitos, o melhor camisa 10 do futebol brasileiro pós-Pelé. “Eu tive o privilégio de participar do mesmo time que o Zico participou. Tudo que se fala do Zico, toda homenagem que é prestada a ele é pouco pelo que ele merece”, reconhece o ex-lateral do Flamengo e da seleção brasileira Leandro. “Zico é um jogador completo. Tem uma extraordinária visão de jogo, uma habilidade fantástica e um toque de bola que invejo”, elogiou o rival e também craque Roberto Dinamite, hoje presidente do Vasco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário