GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

terça-feira, 5 de março de 2013

ARENA PERNAMBUCO - DECLARAÇÕES FAVORÁVEIS


As declarações de Jérôme Valcke em Pernambuco

Teresa Maia/DP/D.A Press
"Por enquanto não há o estádio mais bonito, o melhor", elogiou Valcke

Secretário-geral da entidade que comanda o futebol fala de prazos, gramado, mobilidade urbana e deposita confiança no estádio



Confira as declarações do secretário-geral da Fifa, o francês Jérôme Valcke na coletiva para a imprensa após a sua segunda inspeção à Arena Pernambuco, realizada na manhã desta terça-feira. Foi o primeiro dos três estádios visitados nesta viagem. Na quarta, o Mineirão. Na quinta, o Maracanã.

Qual é a sua opinião sobre a mobilidade urbana do estádio pernambucano?

"Acabei de chegar de Zurique e hoje (ontem) encontramos esse tempo maravilhoso. Passamos de 90%, como nos foi dito (em junho de 2012), e será entregue no final de março, para termos tempo de organizar eventos. Sobre a mobilidade urbana, ainda teremos uma reunião com o governador, com o prefeito (do Recife) e outras autoridades. O que posso dizer é que o projeto é maravilhoso, em uma extensão do Recife, uma cidade ativa e que goza de prestígio."

Após as inaugurações do Castelão, sem os acessos viários concluídos, e do Mineirão, onde faltou até água, até que ponto aumenta a pressão da Arena Pernambuco?

"Por não enquanto não há o estádio mais bonito, o melhor. Todos (estádios da Copa 2014) estão em construção. As pessoas fazem perguntas sobre esses elementos, mas é preciso ter flexibilidade. Nenhum está pode estar 100% perfeito. Podem melhor até a entrega (para a Fifa), num momento em que terá funcionar de forma permanente. No final de março nos teremos tempo suficiente para ajustar a arena para a Copa das Confederações (a Arena Pernambuco será entregue à Fifa visando a Copa das Confederações em 26 de abril). Se demorar mais, será tarde. E isso é prejudicial para Fifa e Brasil. Por isso, a data de entrega é importante, para que possamos ter uma estrutura perfeita na competição".

Em relação ao avanço das obras, de junho de 2012, na sua primeira visita, a a esta nova inspeção, qual é o seu grau de satisfação?

"Como se diz em francês, 'bravo'. É muito melhor estar adiantado do que atrasado, claro. O governador (Eduardo Campos) assumiu com seriedade tanto a Copa do Mundo quanto a Copa das Confederações. Constituiu a equipe certa para controlar o projeto e isso é o que tem de ser feito. Ele não poderia ter feito sozinho. Se passamos de 43% para 90% é porque as equipes envolvidas trabalharam e cumpriram os prazos. Um estádio é uma série de projetos juntos."

A partir de agora, quais são as prioridades da obra da Arena?

"Falta o campo e a iluminação, mas isso será feito. Estamos satisfeitos com que será feito aqui. Agora o campo é o elemento mais importante. É verdade que o gramado não corresponderá aos requisitos da Fifa (em vez de plantação por sementes e drenagem à vacuo, plantação em rolos e drenagem gravitacional), mas ainda temos um pouco de tempo para que o gramado esteja pronto até o torneio. Na África do Sul, faltavam três meses para a Copa e tivemos que buscar uma solução para os gramados, através da empresa STI. O importante é que seja qual for o jogo na cidade-sede, o gramado precisa estar em boas condições, pois serão 90 minutos para o mundo inteiro. E aqui todos vão ver Espanha x Uruguai".


Diario de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário