GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

terça-feira, 5 de março de 2013

ARENA PERNAMBUCO - GRAMADO E MOBILIDADE


No Recife, Valcke se diz atento à questão da mobilidade e foca agora o gramado do estádio

Yuri de Lira/DP/D.A Pres
Comitiva liderada por Eduardo Campos (C) esteve na Arena Pernambuco nesta terça-feira

Secretário-geral da Fifa terá acesso aos relatórios das obras na tarde desta terça. Campo passa a ser prioridade



Principal interlocutor da Fifa em relação à preparação do Brasil para a Copa do Mundo, Jérôme Valcke esteve em Pernambuco pela primeira vez em 26 de junho de 2012. Na ocasião, secretário-geral da entidade elogiou a beleza do estádio, então com 43% de avanço físico, mas disse que isso não era tudo. Sabia da necessidade de estruturar a mobilidade urbana na cidade. Nesta terça-feira, oito meses depois, o francês desembarcou na capital do estado para mais uma visita técnica, a última antes da Copa das Confederações.

Com o estádio avançando num ritmo acima das demais arenas, hoje em 90,1% (dados de janeiro), a grande preocupação voltou mesmo para a mobilidade urbana. O próprio traslado até o estádio foi um bom teste. A comitiva da Fifa/COL desembarcou em um jatinho no Aerporto Internacional dos Guararapes por volta das 11h30 desta terça-feira, vindo de Zurique, na Suíça. De lá, partiram direto para o complexo da Arena Pernambuco, a exatamente 19 quilômetros de distância, repetindo um caminho que deverá ser uma tendência entre turistas durante a competição. 

Apesar do trânsito intenso no horário, a comitiva chegou com relativa facilidade, devido aos inúmeros batedores da Polícia Militar abrindo caminho até o estádio em São Lourenço da Mata. O trajeto incluiu as Avenidas Mascarenhas de Morais e Abdias de Carvalho e as rodovias BR-232 e BR-408, esta em fase final de duplicação, restando apenas a conclusão do viaduto na entrada da arena. O governador Eduardo Campos havia chegado pouco antes, após um sobrevoo de helicóptero. 

Questionado sobre a mobilidade, o secretário-geral da Fifa destacou que se preocupa, sim, com o tema. Evitou qualquer avaliação porque havia "acabado de chegar" e não tinha visto nenhum relatório, o que será feito à tarde - chegou no aeroporto de Zurique, Suíça, e seguiu direto para a Arena. Na próxima quinta-feira, inclusive, técnicos da Fifa vêm ao Recife onde receberão informações detalhadas sobre as obras de mobilidade urbana. 

"Acabei de chegar de Zurique e hoje (terça) temos esse tempo maravilhoso. Passamos de 90%, como nos fois dito, e será entregue no final de março, para termos tempor de organizar eventos. Sobre mobilidade, ainda teremos uma reunião com o governador, o prefeito (do Recife) e outras autoridades. O que posso dizer é que o Recife é uma cidade ativa e que goza de prestígio", disse o francês. 

Gramado - Além da mobilidade, outro ponto destacado por Valcke foi o gramado, devido ao pouco tempo até a Copa das Confederações no estádio, em 16 de junho, com Espanha x Uruguai. Atualmente, na área central vem sendo finalizada o sistema de drenagem, com as camadas de brita e areia. Depois será colocada, em rolos, a grama do tipo Bermuda Celebration, que vem sendo cultivada no centro de treinamento do Náutico, na Guabiraba, desde 15 de novembro do ano passado.

"O estádio está bonito, mas agora o campo é o elemento mais importante. É verdade que o gramado não corresponderá aos requisitos da Fifa (em vez de plantação por sementes e drenagem à vacuo, plantação em rolos e drenagem gravitacional), mas ainda temos um pouco de tempo para que o gramado esteja pronto até o torneio. Na África do Sul, faltavam três meses para a Copa e tivemos que buscar uma solução para os gramados, através da empresa STI. O importante é que seja qual for o jogo na cidade-sede, o gramado precisa estar em boas condições, pois serão 90 minutos para o mundo inteiro. E aqui todos vão ver Espanha x Urugtuai", afirmou Jérôme Valcke, citando que o maior atraso segue no Rio de Janeiro, cidade que sequer se referiu pelo nome, mas como a "a cidade a ser visitada em dois dias".

Comitiva - Valcke veio ao Recife acompanhado dos do pentacampeão Ronaldo, membro do conselho do Comitê Organizar Local (COL), e do ministro do esporte, Aldo Rebelo. No lado pernambucano, o alto escalão esteve presente, como o governador Eduardo Campos, e o prefeito do Recife, Geraldo Julio.


 Diario de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário