GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 22 de março de 2013

DIAS CONTADOS


Congresso da Fifa decidirá limites do mandato presidencial

O evento marcará o fim de um processo de reformas prometidas por Joseph Blatter após acusações de corrupção que sacudiram a entidade



Uma eventual limitação da duração do mandato do presidente da Federação internacional de futebol (Fifa) e a possibilidade de um limite de idade para poder se candidatar ao posto deverão ser pauta do congresso da Fifa em maio, anunciou a entidade nesta quinta-feira.
O Comitê executivo da Fifa, que se reuniu durante dez dias em Zurique, preferiu deixar para o Congresso da entidade a tarefa de votar estes temas sensíveis.
Presidente da Fifa desde 1998, o suíço Joseph Blatter, que acaba de completar 77 anos, já anunciou que deixará o cargo ao fim de seu mandato em 2015.
Porém, as farpas trocadas nesses últimos dias com Michel Platini, presidente da Uefa e integrante do Comitê executivo, passam uma mensagem contraditória, já que o francês seria seu principal oponente nas próximas eleições para o cargo máximo da entidade que rege o futebol no mundo.
Entretanto, o Comitê executivo pediu para que somente candidatos que tiverem papéis ativos em Federações de futebol sejam elegíveis.
O Congresso de Maurício em 30 e 31 de maio marcará o fim de um processo de reformas prometidas por Blatter em maio de 2011, após acusações de corrupção que sacudiram a Fifa.
Nesta quinta-feira, o Comitê executivo entrou em acordo sobre várias medidas destinadas a assegurar a integridade dos membros das diferentes comissões da Fifa.
"O processo de reforma está no caminho certo", afirmou Blatter. "No Congresso, daremos um fim às reformas", completou o alemão Théo Zwanziger, presidente do grupo de trabalho encarregado da revisão do estatuto da entidade.
Durante o congresso, a Fifa pretende abrir o Comitê executivo para o gênero feminino: duas mulheres serão eleitas e outras duas serão cooptadas.

AFP


Nenhum comentário:

Postar um comentário