GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

terça-feira, 19 de março de 2013

GOVERNO DE PERNAMBUCO - SECRETARIA DOS ESPORTES

54ª edição dos Jogos Escolares  



ANA CAVALCANTI    -   ALDEMIR TELES


JEPS 2013 (Edição 54) - Surgidos em Pernambuco no final da década de 50, os Jogos Escolares de Pernambuco são promovidos anualmente pelo Governo do Estado e reúnem, nos dias atuais, cerca de 60 mil estudantes de mil escolas da rede oficial e particular de todas as regiões do Estado. Para esse ano teremos 16 modalidades, sendo seis coletivas e dez individuais. São elas: futsal, handebol, voleibol, voleibol de praia, basquetebol, futebol de campo, futebol society, badminton, xadrez, tênis de mesa, natação, judô, atletismo, lutas, ginástica rítmica e ciclismo.

A 54ª edição está cheia de novidades. A criação da categoria Pré-Mirim A (até 10 anos) e Pré-Mirim B (10 a 12 anos); a regionalização dos jogos (região metropolitana foi subdividida em cinco regiões para que mais escolas tenham condições de disputar os Jogos); e a saída do taekwondo para entrar a luta olímpica. A saída do taekwondo foi uma orientação do COB, que deixou de incluir a modalidade nas olimpíadas escolares brasileiras por conta dos problemas que vinham ocorrendo na relação com as federações e confederação nacional.
A partir de hoje (19) os municípios interessados em sediar uma das quatro etapas das fases estaduais dos JEPs deverão se inscrever na sede da Secretaria, até o dia 31 de março. Mais informações na Gerência Educacional 3184-2676. A fase individual será nos dias 03 e 04 de agosto, a fase mirim vai de 08 a 18 de agosto, a infantil de 02 a 12 de outubro, e o futebol de campos de 14 a 19 de outubro.
     Os Jogos Escolares de Pernambuco têm como objetivo ampliar o acesso dos alunos à iniciação das práticas esportivas; desenvolver o intercâmbio sócio-esportivo e cultural entre os participantes; oportunizar a participação de alunos/atletas em competição de nível técnico mais elevado; incentivar à prática esportiva-cultural como um direito social básico imprescindível para a formação e exercício da cidadania; selecionar as equipes e atletas para representar o estado de Pernambuco nos Jogos Escolares da Juventude promovidas pelo COB, além de outras competições nacionais e internacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário