GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

domingo, 31 de março de 2013

SPORT - SEM COMPLICAR


O MacGyver da Ilha

Terese Maia/DP/D.A Press
Sérgio Guedes retornou ao Sport e o clima na Ilha do Retiro mudou

Com soluções simples, Sérgio Guedes tirou a crise do Sport e fez time evoluir rapidamente

Desde que Sérgio Guedes comandou a sua primeira partida após retornar ao Sport, já se foram 18 dias. Quatro jogos disputados. Duas vitórias e dois empates. Além dos números, a nova fase do time rubro-negro escancara uma mudança radical. O Leão da Ilha é outro em relação ao time que iniciou a temporada. Ainda precisa de ajustes, é verdade. Mas já vislumbra um futuro promissor. O curioso é que as peças são as mesmas, mas a postura tática conduzida pelo treinador e o psicológico dos jogadores despontam como principais fatores para que a crise tenha sido enxotada para fora do elenco.


A equipe que goleou o Chã Grande, na última quarta-feira, reflete bem esse novo momento. O Sport estava em campo montado com o mesmo esquema que começou a temporada - o 4-2-3-1. Mas a postura era outra. Uma equipe veloz. Disposta a marcar e sair rapidamente para os contra-ataques. Outros dois pontos chamaram a atenção. Os rubro-negros sofreram poucos sustos defensivamente, além de apresentarem precisão na finalização. Dois pontos trabalhados com frequência nos treinos.

Quando reassumiu o Sport, Sérgio Guedes decidiu respeitar a posição do então interino Gustavo Bueno e deixou a equipe escalada no 3-5-2. Não é o esquema preferido pelo treinador, que logo mudou a cara do time. Contra o Náutico, o Leão da Ilha passou a adquirir uma nova face. O “X” dessa questão passou a ser leitura do treinador. Vendo o time abalado, ele resolveu começar a mudança pela defesa. Promoveu a entrada de Tobi, como volante, e deu estabilidade ao setor com treinamentos intensos de posicionamento.

Após a vitória sobre o Timbu, a confiança foi restabelecida. Então, Sérgio Guedes se sentiu mais à vontade para por o time no mesmo esquema que terminou a Série A do ano passado. O 4-2-3-1 sufocou o Chã Grande e ainda trouxe para o elenco jagadores que não estavam em primeiro plano, como Lucas Lima e Erico Junior. Peças que ainda eram desconhecidas, mas que viraram importantes para o time.

“Às vezes, você precisa correr riscos. Precisamos variar os esquemas, porque temos que criar situações para todos os adversários. Temos que abrir o jogo, deixar a equipe ofensiva. Mas, se o adversário se preparar para receber isso, temos que buscar o equilibro para não corrermos riscos. Isso vem com treinamento e com dedicação”, avaliou o treinador Sérgio Guedes, que não se considera protagonista nessa nova fase do Sport.

Vadão x Sérgio guedes

Vadão no Sport

12 jogos
5 vitórias
6 empates
1 derrota
21 gols marcados
10 gols sofridos
36 pontos disputados
21 pontos conquistados
58% é o percentual

 Sérgio Guedes no Sport

4 jogos
2 vitórias
2 empates
9 gols marcados
3 sofridos
12 pontos disputados
8 pontos conquistados
66,6% é o percentual


 Diario de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário