GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sábado, 29 de junho de 2013

COPA DAS CONFEDERAÇÕES

A metamorfose do "filé de borboleta" Neymar

Depois da final de hoje, Neymar inicia as férias e uma preparação específica para se apresentar ao Barça

O apito final do árbitro na decisão da Copa das Confederações, amanhã, vai decretar o campeão da competição e o início imediato das férias de alguns dos atletas em campo. Entre eles, Neymar. O astro brasileiro, porém, terá um descanso diferente. Afinal, a volta das férias será não mais para o Santos, e sim para o Barcelona. E, apesar de o time catalão querer o jogador com a bateria recarregada para encarar a temporada 2013/2014, preparou um programa de treinamento específico para o atacante. A missão é fazer o craque ganhar de dois a três quilos de massa muscular, de preferência, antes de se apresentar ao técnico Tito Vilanova.

O staff de Neymar recebeu duas receitas assinadas pelo médico Ricard Pruna, do Barcelona, com o planejamento. Nas duas primeiras semanas, o craque tem recomendação para descansar. Se quiser praticar esporte, as dicas são atividades leves como vôlei, tênis e natação a fim de manter a capacidade aeróbica.

A partir da terceira semana, Neymar será submetido a trabalhos de força e resistência, com exercícios de salto e com peso. O Barcelona exige no mínimo uma hora de academia a cada dois dias. O clube catalão recomenda, ainda, treinos curtos e intensos três vezes por semana, duas vezes por dia. A quarta semana seria dedicada exclusivamente a treinos mais puxados a fim de que ele se apresente em 29 de julho pronto para suportar a carga de preparação física da pré-temporada do time catalão.

Toda a preocupação do médico catalão começou em 3 de junho, quando Neymar realizou os exames no Barcelona antes de ser apresentado. Contratado por 57 milhões de euros, Neymar saudou a torcida no Camp Nou abaixo do peso ideal. “Nós fizemos um check-up muito rápido e o peso dele foi uma das peças de informação. A primeira impressão é que o peso de 64,5kg está um pouco abaixo e, talvez, ele tenha de ganhar peso, mas não sei dizer exatamente quanto”, avaliou o médico, em entrevista ao diário catalão Sport. “Ele precisará ganhar alguns quilos para mostrar todo o potencial na Europa. Com o andamento da temporada, nós poderemos conhecer o jogador e constantemente buscaremos informações. Com isso, determinaremos o peso ideal”, explicou Pruna.
Pressão
O discurso do médico parece tranquilo, mas a pressão do Barça sobre ele tem efeitos colaterais na Seleção Brasileira. Ricard Pruna manifestou à comissão técnica de Felipão a intenção de antecipar o início da metamorfose de Neymar. Porém, o doutor José Luiz Runco preferiu deixar o processo nas mãos do Barcelona. “Na Seleção não tem como haver esse controle. No caso de Neymar, ele está dentro do peso. Se ele pode ganhar ou não é o clube dele, o Barcelona, que dirá”, respondeu. “Ele é um atleta que completou 21 anos e é essa a idade em que há a configuração músculo esquelética. Ele pode ganhar peso sem atrapalhar a atividade de jogar futebol”, argumentou José Luiz Runco, tirando da CBF a responsabilidade do tratamento.
Luxemburgo
O apelido “filé de borboleta” foi dado a Neymar pelo atual técnico do Grêmio, Vanderlei Luxemburbo, que promoveu o craque ao time principal em 2009. “É preciso ter calma para preparar o Neymar. Ele é um filé de borboleta. É muito fininho e ainda não aguenta o choque. É parecido com o Robinho quando começou no Santos, ainda precisa ganhar peso muscular. Por isso, não posso queimar um jogador desses”, explicou o treinador sobre o fato de deixar no banco o atacante, então com 17 anos.
Preocupação
Antes de Neymar, alguns craques deixaram o Brasil, ganharam massa muscular
e perderam a mobilidade.
Ronaldo
Na Copa de 1994, o Fenômeno era tão magrinho quanto Neymar. Com a transferência para o PSV, da Holanda, o aumento da massa muscular
foi flagrante, principalmente do meio para o fim da carreira.
Alexandre Pato
Saiu aos 17 anos do Inter para o Milan. Na Itália, ganhou massa muscular, virou ídolo das meninas, mas alternou boas atuações e lesões. A “bombada” atrapalhou a trajetória do atacante na Seleção Brasileira.
Robinho
Deixou o Santos em 2005.
No Real Madrid, ganhou massa muscular e não repetiu no time espanhol o sucesso dos tempos de Santos. Nunca foi titular absoluto no Real, no Manchester City e no Milan.
Kaká
Na adolescência foi submetido
a um tratamento para crescer. No início da carreira, tinha lesões moderadas. No Milan, ganhou massa muscular e hoje administra uma pubalgia considerada sem cura.
Ronaldinho Gaúcho
É um dos raros casos de sucesso. Ganhou massa muscular na França durante a passagem pelo Paris Saint-Germain, chegou ao Barcelona forte e adaptado ao futebol europeu e sofreu poucas contusões.
Adriano
Era tão magro que chegou a ser batizado pela torcida do Flamengo de “bonecão do posto”. Negociado com a Internazionale, ganhou tanta massa muscular que hoje ele a maior luta dele é contra a balança.


Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário