GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

domingo, 30 de junho de 2013

COPA DAS CONFEDERAÇÕES

Respeita o bigode!

Jarbas/DP

Luiz Felipe Scolari e Vicente Del Bosque somam, cada um, 19 títulos dentro e ao lado do campo

Não são apenas pelos imponentes bigodes que Luiz Felipe Scolari e Vicente Del Bosque impõem respeito. Os dois são personagens centrais da decisão mais esperada dos últimos anos no futebol. A final deste domingo pode ser vista como uma disputa particular entre os comandantes. Somando as carreiras de treinador e jogador, os dois alcançaram 19 conquistas com estilos distintos. De um lado, um brasileiro explosivo, cheio de caras e bocas e com a incrível capacidade de contagiar um grupo. Do outro, a postura serena aliada ao conhecimento necessário para manter motivado um elenco que ganhou quase tudo. Quase. A exceção é justamente a Copa das Confederações.

No Maracanã, Felipão tem a chance de frear a Roja e atingir a primeira meta de sua segunda passagem pela Seleção Brasileira de maneira surpreendente. Há apenas 11 jogos no comando do grupo, o treinador abdicou de escolhas feitas pelo antecessor Mano Menezes, deixou para trás a estrela de Ronaldinho Gaúcho e começou a dar uma nova cara ao grupo. Até agora, mostrou que estava certo.

Júlio César voltou a ser absoluto no gol. A presença do primeiro volante se mostrou acertada assim como a escolha por Fred para ser o camisa 9. Mesmo que saia sem o título, o maior objetivo foi alcançado. O Brasil passou a ter a cara de um time, e os torcedores começaram a jogar do mesmo lado à medida em que alguns fantasmas foram eliminados. Um deles era o incômodo fato de a Seleção não conseguir desbancar uma grande força do futebol desde 2009.

Se as escolhas de Felipão levarem a mais uma conquista, ela representa a coroação de uma carreira mais do que vencedora como treinador. O oposto do que ele foi como atleta. Como zagueiro, Luiz Felipe Scolari alcançou apenas um títutlo e no último ano de carreira como atleta. A conquista veio no CSA de Alagoas, em 1981. Na temporada seguinte, contudo, ele assumiu a função de treinador no mesmo clube e abriu espaço para a longa galeria de glórias.

El bigote

Vicente Del Bosque chega com o sentimento de missão cumprida a esta histórica decisão. A conquista da Copa das Confederações representaria o %u201Cfim%u201D de um ciclo extremamente vitorioso. É o único título que falta a esta geração encabeçada por jogadores do Barcelona.

Curiosamente, Del Bosque tem %u201Csangue%u201D madridista. É do rival. Como meio-campista e treinador, ele conquistou nada menos do que 17 títulos pelo Real Madrid. Foi o comandante da era mais vitoriosa do clube. Ele, inclusive, foi o técnico que levou os Blancos à última conquista da Liga dos Campeões, em 2002.

Na Espanha, soube unir o domínio técnico Blaugranas às principais peças espanholas do Real Madrid. Ganhou uma Eurocopa e uma Copa do Mundo. Os brasileiros esperam que pare por aí.

Diario de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário