GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 25 de julho de 2013

PARTIDA INTERNACIONAL

Sul-Americana terá "Clásico de los Clásicos"

Teresa Maia/DP/D.A Press
Primeiro encontro entre alvirrubros e rubro-negros será na Ilha do Retiro

Resultados na Copa do Brasil ajudam, Sport garante vaga e enfrenta o Náutico


O clássico mais antigo do futebol pernambucano será também o primeiro grande clássico nordestino em um torneio internacional oficial. A centenária disputa entre alvirrubros e rubro-negros terá mais um capítulo, válido agora pela Copa Sul-Americana de 2013, numa forte ironia do futebol, daquelas quase onipresentes no esporte. Será a primeira participação do estado na competição, e já com o Clássico dos Clássicos, ou “Clásico de los Clásicos” numa versão especial. Como seria possível ver o Sport conseguir uma vaga em um torneio da Conmebol após ser rebaixado no Brasileirão e precocemente eliminado na Copa do Brasil, na sequência? Com um regulamento confuso e uma boa dose de sorte. Dito e feito.

Ontem à noite, no desfecho da terceira fase da Copa do Brasil, o Náutico esperava apenas a definição de seu adversário na segunda fase da Sul-Americanca, quando entrarão os oito representantes brasileiros. Já o Sport torcia pela classificação de Atlético-PR, Ponte Preta, Botafogo e Santos às oitavas de final do mata-mata nacional. Torcia para que pelo menos três deles avançassem. Três passaram.

E o Sport, que iniciara a temporada em 16º lugar na “fila” para conseguir se classificar à Copa Sul-Americana desta temporada, viu a vaguinha cair no colo. Em dezembro do ano passado, vale lembrar, o Náutico derrotou o Leão por 1 a 0, definindo o descenso do rival. Na ocasião, o Alvirrubro já havia conseguido a “pré-classificação” à Copa Sul-Americana. Como não é possível disputar os dois torneios simultaneamente, o Timbu precisava cair até a terceira fase da Copa do Brasil. Foi eliminado logo na primeira, contra o Crac de Goiás.

Na sequência da Copa do Brasil, a série de resultados deixou Náutico e Sport nos extremos das vagas brasileiras ao segundo torneio interclubes do continente, com os alvirrubros assegurando a primeira e os rubro-negros a oitava e última. Isso gerou o confronto logo de cara. Até hoje, o estado só havia participado da Taça Libertadores da América, justamente com Náutico e Sport. O primeiro em 1968, como vice-campeão da Taça Brasil, e o segundo em 1988 e 2009, como campeão brasileiro e da Copa do Brasil. Ambos seguem o curso normal nas Série A e B, pois as datas e horários do confronto internacional ainda serão divulgados. Porém, o jogo de ida será na Ilha do Retiro, enquanto a partida de volta será na Arena Pernambuco, recebendo assim o seu primeiro clássico pernambucano. Um duelo com alcance além da fronteira brasileira, o primeiro dessa rivalidade vigente desde 1909.

Saiba mais

Confrontos na Sul-americana*

Ida: Sport    x     Náutico (Ilha do Retiro)
Volta: Náutico    x    Sport (Arena Pernambuco)
-  Datas e horários a definir

Duelos que definirão o adversário

Wanderers (URU)    x    Libertad (PAR)
M. de Guayana (VEN)    x    Barcelona (EQU)

Participações internacionais

Náutico
1968 (Libertadores)
2013 (Sul-Americana)

Sport
1988 (Libertadores)
2009 (Libertadores)
2013 (Sul-Americana)

Copa do Brasil

*Atlético-PR 2 x 1 Paysandu
*Nacional-AM 1 x 0 Ponte Preta
Figueirense 1 x 0 Botafogo* (4 x 5 nos pênaltis)
Crac 0 x 2 Santos*
* Classificados


Diario de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário