GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

PERNAMBUCANO 2014 DEFINIDO

FPF define fórmula do Estadual 2014 e competição terá início em dezembro


Modelo do Pernambucano do próximo ano está definido; o torneio terá a participação de 12 clubes e a grande final será no dia 13 de abril


A Federação Pernambucana de Futebol (FPF) sugeriu, os clubes aceitaram e está decidido que o Campeonato Pernambucano de 2014 curiosamente começará ainda neste ano, no dia 8 de dezembro. A decisão foi tomada de forma unânime em uma rápida reunião na tarde desta segunda-feira, na sede da entidade. O torneio segue com 12 clubes, mas apenas nove disputarão a primeira fase ainda em 2013. Náutico, Santa Cruz e Sport só entram no torneio em janeiro. A nova fórmula é provisória e foi adotada apenas pelo fato de que vai haver uma paralisação no calendário futebolístico nacional no ano que vem por conta da disputa da Copa do Mundo.
A ausência dos três grandes clubes da capital se dá pelo fato dos times estarem na disputa da Copa do Nordeste. Dessa maneira, Náutico, Santa Cruz e Sport só começarão a participar do Campeonato Pernambucano no fim do torneio regional. Este ano, por exemplo, o Timbu disputou a primeira fase do Estadual e o Salgueiro ficou de fora justamente por estar no Nordestão.

Alvirrubros, tricolores e rubro-negros se juntarão aos três melhores colocados da primeira fase e disputarão um hexagonal no qual será conhecido o campeão. As outras seis equipes disputam um outro hexagonal para definir os dois rebaixados para a Série A-2. O segundo turno, já com Náutico, Santa Cruz e Sport, está marcado para começar no dia 8 de fevereiro. A final do do campeonato será realizada no dia 13 de abril.
A fórmula da disputa
O primeiro turno será disputado entre os nove clubes do interior do estado em pontos corridos e os três primeiros garantem uma vaga no hexagonal do título. A equipe que fizer a maior quantidade de pontos se sagrará campeã e ainda garantirá uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro de 2014. Caso esse campeão seja o Salgueiro, que já está na Série C, a vaga será revertida para o segundo colocado.
O segundo turno será dividido em duas partes. Os três primeiros colocados do primeiro turno se juntam a Náutico, Santa Cruz e Sport para a disputa do hexagonal do título. As seis equipes se enfrentam em ida e volta com os quatro primeiros se classificando para a semifinal. O primeiro enfrenta o quarto e segundo e terceiro jogam entre si. Avança para a final o clube que conseguir vencer as duas partidas. Caso haja uma vitória para cada lado, a decisão será nos pênaltis mesmo que os placares sejam diferentes.
No hexagonal do rebaixamento, a fórmula se repete, mas não serão disputadas semifinais e final. O objetivo é unica e exclusivamente definir quem serão os dois últimos clubes para que sejam conhecidos os rebaixados para a Série A-2 de 2014.
Os três primeiros colocados no hexagonal do título estarão automaticamente classificados para a Copa do Nordeste de 2015. Segundo o presidente da FPF, Evandro Carvalho, o torneio pode se transformar em Copa Verde e incluir os clubes da Região Norte.
GLOBOESPORTE.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário