GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

GOVERNO DE PERNAMBUCO - SECRETARIA DOS ESPORTES

EM SUA PRIMEIRA PARTICIPAÇÃO NAS PARALIMPÍADAS ESCOLARES, PERNAMBUCANO LEVA OURO EM SALTO EM DISTÂNCIA
Marcelo Régua/CPB/MPIX
O pernambucano Josenílson Lima, 17, anos, estreou nas Paralimpíadas Escolares neste ano e, logo na primeira prova, na manhã desta quinta-feira, 28, na pista de atletismo do Ibirapuera, faturou o ouro. Ele saltou 2,82m, classe T42, e garantiu mais uma medalha para sua delegação.
Um ouro nas Paralimpíadas Escolares nem sequer passava pela cabeça do garoto até o meio do ano passado. Josenílson começou no esporte olímpico, também no salto em distância, em 2010. Acostumado a competir com atletas sem deficiência, ele teve de mudar o rumo da carreira após sofrer um acidente de moto em setembro de 2012, na cidade de Pesqueira, a 215 km do Recife, onde mora.
Apaixonado pela modalidade, o atleta não quis deixar a amputação na perna direita o afastar do esporte. E, por isso, procurou o paradesporto. Na classificação funcional para Paralimpíadas Escolares, ele ficou em dúvida sobre competir no arremesso de peso, sentado na cadeira de rodas, ou fazer o salto em distância.  Decidiu pela segunda prova, com a qual tem mais afinidade.
A escolha deu certo e o ouro veio. Sem condições de ter uma prótese especial para o salto em distância, Josenílson saltou somente com uma perna. Mas ele afirma que a dificuldade não é grande. “Como eu já era atleta da modalidade, aprendi muito bem a técnica. Só tive de me adaptar”, comentou. Empolgado com a competição, o pernambucano disse que, agora, vai voltar para casa, treinar mais e voltar no ano que vem para mais medalhas.
As Paralimpíadas Escolares se estendem até sexta-feira, 29, e reúnem cerca de 1300 atletas, de 12 a 20 anos, em 10 modalidades. Os jogos encerram o calendário 2013 de competições nacionais do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e são realizados em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, e com a Prefeitura da capital paulista.
Serviço:
Paralimpíadas Escolares
Data: 25 a 29 de novembro
Modalidades: Futebol de 5, futebol de 7, goalball, tênis em cadeira de rodas e natação
Local: Escola de Educação Física da Polícia Militar (Cruzeiro do Sul, 548, Canindé)
Modalidades: Bocha, judô, tênis de mesa e voleibol sentado
Local: Palácio das Convenções no Parque Anhembi (Prof. Milton Rodrigues, 100, Parque Anhembi)
Modalidade: Atletismo
Local: Complexo Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, Ibirapuera (Rua Manoel da Nóbrega, nº 1361; entrada pela Av. Marechal Estênio Albuquerque de Lima)

Nenhum comentário:

Postar um comentário