GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

JUDÔ MASCULINO

Pernambucano disputa seletiva

Gabriel Pinheiro, de 19 anos disputará, pelo terceiro ano consecutivo, a Seletiva Nacional de Base Sub-21


O pernambucano Gabriel Pinheiro, de 19 anos, embarca hoje para Vitória, onde disputará, pelo terceiro ano consecutivo, a Seletiva Nacional de Base Sub-21, organizada pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ). Bicampeão do torneio, que acontece até o domingo, o judoca vai buscar, no sábado, mais um título entre os competidores da categoria meio-leve (até 66kg).
A Seletiva é uma das competições que mais valem pontos no ranking nacional, critério de classificação para os lutadores que representarão o Brasil nos Sul-Americano, Pan Americano e Mundial da categoria sub-21 no ano que vem. Além disso, os melhores colocados do torneio se classificam para os estágios internacionais da CBJ, nos quais os atletas participam de eventos e treinamentos em países como Rússia e Alemanha. 
Na categoria de Gabriel, ao todo, 42 judocas de vários Estados do País vão buscar o título da seletiva. Eles serão divididos em duas chaves de 21 atletas e os primeiros colocados de cada grupo unem-se aos dois atletas que passarem pela repescagem. Os quatro finalistas lutam entre si e, no final, o que tiver o maior número de vitórias garante o troféu de campeão e a consequente vaga na seleção brasileira sub-21.
“No primeiro ano em que participei da seletiva, fiz umas sete lutas no mesmo dia. Na segunda, foram nove. É uma verdadeira maratona e acho que só quem tiver melhor condicionado física e emocionalmente tem condições de ser o campeão”, opinou Gabriel.
Tanto em 2011 quanto em 2012, o pernambucano conseguiu garantir o primeiro lugar do torneio depois de vencer a última luta contra o mineiro Ricardo Santos - os dois estavam empatados no número de vitórias. “Se a coincidência se repetir, acho que estarei bem preparado para superá-lo novamente. Treinei muito e também procurei mudar algumas coisas no meu jogo para tentar surpreendê-lo”, contou o lutador.
Após as disputas da Seletiva Nacional de Base, Gabriel já retorna ao Recife no próximo domingo e, no dia seguinte, retoma a preparação para a Seletiva Olímpica, que acontece no dia 14 de dezembro, no Rio de Janeiro. Os vencedores de cada categoria vão compor a equipe principal do Brasil durante os Jogos do Rio-2016. Na meio-leve, apenas 11 atletas de todo o País foram convidados a participar. Contou a favor do pernambucano não só o fato de ele fazer parte das seleções de base nacionais desde os 17 anos, como também as duas medalhas de bronze que conseguiu conquistar este ano, pela equipe adulta, no European Cup de Portugal e da Hungria.

JC Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário