GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

segunda-feira, 23 de junho de 2014

COPA DO MUNDO 2014 - APOIO TOTAL

Fred conta com apoio de companheiros para desencantar contra Camarões

Nesta segunda-feira, o Brasil encerra sua participação na fase de grupos contra o já eliminado Camarões, em Brasília, e a torcida espera uma goleada e uma grande atuação de Fred

"Atacante vive de gols". Este é o lema de todos os camisa 9 do mundo. Fred sabe disso mais do que ninguém. Para ele, balançar as redes é sempre questão de vida ou morte.
Quando anotou o gol da vitória sobre a Sérvia no último amistoso antes da Copa do Mundo, o centroavante do Fluminense soltou, num tom de brincadeira: "se não tivesse marcado, estava morto". Mais sério, Fred prometeu: "Vou dar a vida para fazer gols para a seleção".
Desde aquele gol marcado no dia 6 de junho no Morumbi, o centroavante do Fluminense ainda não balançou as redes neste Mundial e vem sendo criticado pelas atuações discretas nas duas primeiras partidas da seleção (vitória por 3 a 1 sobre a Croácia e empate sem gols com o México).
Nesta segunda-feira, o Brasil encerra sua participação na fase de grupos contra o já eliminado Camarões, em Brasília, e a torcida espera uma goleada e uma grande atuação de Fred.
Na Copa das Confederações, o atacante já viveu situação semelhante. Passou em branco nos dois primeiros jogos e teve sua vaga de titular ameaçada quando viu seu substituto Jô sair do banco e marcar gols em cada uma daquelas partidas.
"Na Copa das Confederações, tinha falado que faria um gol por jogo, fiquei dois jogos sem fazer gols e vocês (os jornalistas) quase me mataram", ironizou o centroavante pouco antes do início da Copa do Mundo.
Duras críticas de Shearer
O camisa 9, porém, 'acordou' na terceira rodada, marcando duas vezes na vitória por 4 a 2 sobre a Itália, antes de terminar melhor artilheiro da competição com cinco gols, dois deles na final.
Fred sabe que ainda há tempo para se redimir novamente no terceiro jogo, contra os camaroneses, que tem tudo para ser o 'freguês' ideal para mais uma redenção do artilheiro.
Até agora, o único momento de destaque do camisa 9 na Copa foi na estreia, quando sofreu um pênalti polêmico depois de ser levemente tocado pelo croata Lovren. Neymar converteu a cobrança, iniciando a virada brasileira.
Além de ter sido acusado de ser 'cai-cai' naquele lance, Fred recebeu várias críticas por participar pouco das jogadas ofensivas do Brasil.
Uma dessas críticas veio de um ex-colega de profissão, o inglês Alan Shearer, artilheiro absoluto da Premier League (versão atual do Campeonato Inglês, criada em 1992), hoje comentarista da BBC, que disse em entrevista ao site do Uol que a seleção "jogava com dez" por causa do atacante do Fluminense.
Mesmo assim, Fred conta com o apoio incondicional dos companheiros de equipe e do técnico Luiz Felipe Scolari. O último a sair em defesa do centroavante foi o lateral direito Daniel Alves, que usou palavras duras para rebater as críticas de Shearer.
"Esses são os comentários mais babacas que podemos escutar. Ainda mais de alguém que já jogou e sabe da dificuldade que é. É uma falta de respeito. Ele diminuiu um companheiro de profissão. É digno de pena", disparou o lateral do Barcelona em entrevista coletiva realizada na Granja Comary, em Teresópolis. "Falo isso para ele e também para aqueles que podem vir a criticar no futuro", avisou o lateral do Barcelona.
Líder dentro e fora de campo
Se Fred não consegue balançar as redes, é que a bola pouco chega aos seus pés. De acordo com uma estatística levantada pela TV Globo, cada jogador brasileiro recebe em média 37 passes da parte dos companheiros, mas Fred recebeu apenas 13. Para piorar, o jogador que mais deu a bola para ele foi o goleiro Júlio César, em chutões desde sua própria área.
Quando foi perguntado sobre o assunto, o lateral esquerdo Marcelo teve uma resposta enigmática. "Não é só dar a bola para Fred, tem vários jogadores para quem a gente tem que tocar a bola. Aqui o trabalho é de todo mundo, quando um faz o gol é como se fosse de todo mundo, porque vai ajudar a todos. A gente não pensa só em tocar a bola para Fred, a gente pensa no coletivo", afirmou.
Marcelo também destacou a importância do camisa 9, mesmo sem fazer gols. "Fred, para a gente, dentro e fora de campo, é um líder. Nos ajuda bastante, é muito bom coração, e com certeza está ajudando a gente, com gols ou não. Fora de campo com a responsabilidade dele, e, dentro de campo, com o trabalho dele, marcando, correndo, ajudando, isso com certeza faz dele muito mais que um líder" completou.
"O centroavante não toca muito na boa, não tem a habilidade de Neymar para driblar. Esperamos escorar uma bola ou abrir o caminho para que os companheiros possam fazer gols", enfatizou o próprio Fred.
Autor de 17 gols em 35 partidas, o camisa 9 pode manter uma média de um gol a cada jogo se balançar as redes nesta segunda-feira. Para o Brasil, a partida contra Camarões não chega a ser de vida ou morte, já que um basta um empate para chegar às oitavas. Mas para Fred, o gol pode significar a sobrevida no time titular.


France Presse /AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário