GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

terça-feira, 24 de junho de 2014

COPA DO MUNDO 2014 - JOGO PERIGOSO

Duelo de alto risco, Brasil x Argentina não teria esquema especial na Copa do Mundo

Torcida brasileira tomando quase todos os espaços das arquibancadas no Mundial

Fifa vetou a possibilidade de isolamento de torcidas ou divisões com PM


A Fifa não fará qualquer mudança estrutural na divisão das torcidas em caso de uma final de extrema rivalidade no Mundial, como Brasil x Argentina, alvo de maior tensão até o momento. A invasão de milhares de torcedores argentinos ao país, os relatos de algumas brigas fora dos estádios, como em Belo Horizonte, acenderam o sinal amarelo. A direção da entidade confirma as articulações "jogo a jogo" sobre modificações na segurança das partidas. Contudo, o plano é pontuado no reforço das ações, e não em novas medidas.
De acordo com Saint Clair Milesi, representante do Comitê Organizador Local (COL), a colocação de grades separando as torcidas ou o isolamento de setores seriam um retrocesso. "Os ingressos (para a final) já estão alocados, vendidos. Não vejo razão para o Brasil dar três passos para trás nesse sentido. O que esperamos é uma grande festa e assim será", comentou o dirigente na coletiva diária da Fifa no centro de imprensa do Maraca, nesta terça. Para a decisão da Copa de 2014, em 13 de julho, são esperados mais de 74 mil espectadores no Mário Filho.

Apesar de se esquivar do assunto, Milesi admite que um plano mais encorpado já está em curso. "Estamos tomando medidas de segurança, estudando cada partida.Todos os jogos com uma rivalidade continental terão um plano de segurança", disse Saint Clair, ao ser indagado pelo Superesportes sobre um contexto semelhante já neste sábado, entre Brasil e Chile, pelas oitavas de final, no Mineirão.
Segundo as normas da Fifa, cada seleção tem direito a 8% dos ingressos nos jogos, o que daria aproximadamente seis mil bilhetes para cada torcida na finalíssima. Isso vale até mesmo para o país-sede. No entanto, o restante da carga (84%) pode ser adquirida em diversas frentes, o que faz com que os argentinos venham lotando as suas apresentações - e que os brasileiros ocupem quase a totalidade das arquibancadas em seus jogos. No caso dos hermanos, já ocorreu no Maracanã e no Mineirão.

A mudança mais drástica até aqui foi externamente, no aumento do perímetro, autorizando o acesso somente de pessoas com ingressos na mão a dezenas de metros do Maracanã. Internamente a segurança é feita prioritariamente pelos stewards, os seguranças contratados pela Fifa. No Rio, o número de stewards varia de 700 a 1.200. Na decisão, a quantidade deve ser estendida. Contudo, a segurança pública também se faz presente dentro das arenas, com policiais militares do Batalhão de Choque presentes em salas especiais, a um chamado da ação - como ocorreu na Arena Pernambuco na segunda, após uma briga entre torcedores croatas e mexicanos.
Porta-voz da Fifa, Delia Fischer não precisou o percentual de torcedores estrangeiros em uma eventual decisão com o Brasil. "Há uma categoria de ingresso opcional, e muitos torcedores devolvem depois que a sua seleção sai, como no caso da Espanha agora. O que podemos dizer é que todos os ingressos da final já estão vendidos", afirmou. Ou seja, a presença do público está garantida. Para garantir a segurança plena em um superclássico, a Fifa continua se mexendo.


Diario de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário