GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 27 de junho de 2014

COPA DO MUNDO 2014 - RENUNCIOU AO CARGO

Tabárez ataca a Fifa após punição de Suárez e renuncia ao cargo na entidade

Oscar Tabárez foi aplaudido pelos jornalistas uruguaios e deixou clara a sua insatisfação com a Fifa


Treinador da Celeste fez declaração de 16 minutos sobre o caso e saiu aplaudido


A coletiva oficial do técnico do Uruguai, Oscar Tabárez, foi surpreendida pelo comportamento do comandante celeste. Consternado com a punição a Luis Suárez, o maestro, como é chamado em seu país, chegou a um auditório lotado no Maracanã. Não houve entrevista, mas sim uma declaração de 16 minutos ininterruptos, com o auxílio de papéis em sua bancada.
Na declaração, acusou a Fifa de transformar Luisito em um bode expiatório sobre punições severas, mandou uma mensagem de apoio aos torcedores uruguaios e no fim ainda revelou a renúncia de seu cargo no grupo estratégico da Fifa. No início avisou que não responderia pergunta alguma. Falou, foi aplaudido por membros da imprensa uruguaia e se retirou. Confira os principais trechos.
Defensor do Fair Play
"Esse castigo a Suárez nos comoveu, nos preocupou. Então, na minha posição, tentarei ser o mais direto, conciso e objetivo. Primeiramente, eu vou usar o direito de expressar a minha opinião como técnico da seleção uruguaia e como técnico que se considera um fruto do futebol uruguaio. Treino no Uruguai e foi assim que cresci. Represento o meu país desde que passei a fazer parte desta delegação. Desde que comecei a trabalhar com torneios nacionais e internacionais sou defensor do fair play, principalmente para jogadores jovens. E isso já me trouxe prêmios na Fifa e na Unesco."
Reconhecimento da agressão
"Há um processo com falhas (no caso da punição de Luisito), com coisas que foram vistas ou não vistas pelo árbitro. Utilizamos vídeos e imagens para chegarmos à conclusão do que aconteceu. Não tínhamos visto todas as imagens ainda, mas por depois de termos visto, vimos que havia uma possibilidade de uma punição. Os dois (Suárez e Chiellini) poderia ser punidos. Então, não posso negar isso, porque se o vídeo fosse visto, o árbitro poderia ter usado e cartões e ter uma sanção (aos dois)."
Pressão da mídia
"Nunca imaginávamos, quando nos informaram, que a pena seria tão excessiva. Foi muito severa, uma decisão que obviamente está muito mais focada nas opiniões expressas na mídia logo depois do jogo e na coletiva de imprensa isso foi demonstrada. Não sei quais eram as nacionalidade dos jornalistas, mas todos falavam inglês. Quando eu me refiro aos ataques da mídia, o assunto que se concentrou foi o passado o Luis, coisas que aconteceram no passado, coisas nas quais ele sofreu punições."
Bode expiatório
"Apesar desses ataques (da imprensa), sabemos a nossa força se encontra, mas eu não vou discutir isso. Sabemos onde se encontra o poder nessa história. O que não podemos aceitar é o poder indiscriminado desse órgão, o comitê disciplinar. Como técnico e professor, também já lecionei e fui apresentado à teoria do bode expiatório. Acho q todos já ouvira falar, de da uma punição como exemplo, sendo excessivo. Foi uma falta, e não um crime."
Renúncia ao cargo na Fifa
"Há muito anos, iniciei o meu trabalho na Fifa lecionando em cursos, como membro do grupo técnico de estudos em Mundiais e torneios juvenis. Também tenho um cargo estratégico na Fifa, mas sinto que devo abandoná-lo. Não é prudente estar com pessoas que exerceram pressão para promover essa decisão (sobre Suárez). Aqueles que tomara essa decisão mediram com valores bem diferentes dos meus. Então, nos próximos dias, apresentarei a renúncia a esse cargo por esses motivos", afirmou em um dos trechos do depoimento, que terminou com aplausos dos jornalistas uruguaios presentes."

Mensagem a Luisito e aos torcedores
"Para concluir. Ao Luis Suárez, a pessoa que sempre conviveu conosco e nós o conhecemos melhor que qualquer outra pessoa. O caminho que ele percorreu, ele passará de novo. Ele sabe que jamais estará sozinho nesta tentativa. Para os torcedores do Uruguai, que estão comovidos como nós, com esse castigo, saibam que estamos todos feridos, mas com uma força incrível e vamos reagir. Para a partida de amanhã (sábado), vamos que vamos"
Treino
Coletiva (discurso) à parte, a Celeste, já sem Luisito (que já voltou para Montevidéu), teve o treino remarcado para o estádio de São Januário, já que a Fifa decidiu poupar o gramado do Maracanã, palco da partida deste sábado, pelas oitavas de final, às 17h, contra a Colômbia.


Diario de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário