GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quarta-feira, 25 de junho de 2014

COPA DO MUNDO 2014 - TEM QUE ESPERAR

Copa plenamente ao vivo, só em 2018. E olhe lá!

Fifa encara relações de transmissão com regime da Coreia de Norte como caso à parte

Alguns dos 209 filiados à Fifa só exibem os jogos em videotape


A Copa do Mundo de 2014 está sendo transmitida na televisão para os 209 países filiados à Fifa. Apesar da tecnologia à disposição, nem todos com exibições ao vivo. Como aconteceu há quatro anos, quando a sua seleção inclusive enfrentou o Brasil, a Coreia do Norte passa apenas os resumos das partidas, devidamente editados - cortando qualquer conteúdo que de alguma forma, na visão do governo comunista, influencie negativamente no regime. Não é um problema simples de resolver.
A direção da Fifa quer acabar com essa "barreira", totalizando todos os contratos com transmissões ao vivo. "Sabemos que existem desafios de sinal na Coreia do Norte e já trabalhamos para que seja disponibilizado. A Copa está em todos os países, pois todos os filiados estão no contrato", explica Niclas Ericson, diretor de tevê da entidade. Questionado se a mudança poderia valer na edição de 2018, na Rússia, ele desconversou. "Sobre a Coreia do Norte, não discutimos questões contratuais publicamente. São acordos confidenciais", disse o dirigente nesta segunda, durante o balanço diário da Fifa, no Maracanã.
Paralelamente ao veto em alguns países "fechados", a Fifa projeta uma audiência global no Mundial do Brasil maior do que a registrada em 2010, com 3,2 bilhões de telespectadores. Niclas preferiu não expor o dado, mas o Ministério do Turismo apresenta uma estimativa em 3,6 bilhões de telespectadores, ou 51% da população da Terra. Uma explicação para o aumento está - de acordo com Niclas - no crescimento do interesse no mercado dos Estados Unidos.
O empate em 2 a 2 entre EUA e Portugal, no domingo, foi visto por 18,2 milhões de pessoas na ESPN norte-americana, gerando uma média nos States superior à das finais da NBA entre Miami Heat e San Antonio Spurs. "Foi um divisor na audiência o interesse do soccer (futebol) nos Estados Unidos", afirma o dirigente sobre o país-sede de 1994. À parte da audiência de algumas partidas, publicadas no site da Fifa, a audiência global será revelada somente após o Mundial, com dados separados por países. Talvez sem as estatísticas da Coreia do Norte...


Diario de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário