GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

terça-feira, 30 de setembro de 2014

SPORT - VIAGENS DESGASTANTES

Entre todos da Série A, Sport é o que mais viajou até o momento, enfrentando desgaste

O cansaço das viagens não parece atrapalhar, até o momento, o desempenho do time


Segundo maior "viajante", Inter viajou quase 15 mil quilômetros a menos


Competir contra os maiores clubes do país é uma tarefa árdua para um time nordestino. Primeiro, porque há um abismo econômico entre o chamado G-12 e as equipes da região, o que por si só já impõe uma grande dificuldade. Em se tratando especificamente de paulistas e cariocas, existe também uma diferença brutal de exposição na imprensa, que torna muito mais interessante a qualquer jogador atuar nesses estados. No caso do Sport, há ainda um terceiro fator complicador. Um agravante natural. Geográfico.
O Rubro-negro é o clube mais ao norte entre os 20 participantes da Série A. E, por esse motivo, é também quem mais viajou entre todos eles. Nesse quesito, o Leão goleia os adversários - por um placar inversamente proporcional à diferença de receitas entre os times do Sudeste e os do resto do país. É uma conta que mostra o tamanho exato do desgaste sofrido pelo elenco ao longo das 25 rodadas disputadas no certame até hoje. E que o Leão terá que superar contra Corinthians e Grêmio, seus dois próximos (descansados) rivais.
Essa definição relativa aos deslocamentos do time não é simples. Ela não é tomada pensando unicamente no desgaste físico dos atletas. Porque, às vezes, é o carinho da família que faz toda a diferença na recuperação pós-jogo. O desgaste psicológico acumulado após muitos dias longe de casa também é levado em conta, e por isso nem sempre os clubes optam por longas viagens quando enfrentam dois ou mais jogos fora de casa em sequência. É o caso do Sport: a delegação vai a São Paulo enfrentar o Timão, e depois volta ao Recife antes de ir a Porto Alegre para pegar o Tricolor gaúcho.
Além das distâncias colossais de país continental como o Brasil, as deficiências da nossa malha aeroviária são outro obstáculo aos clubes. Todas as passagens são fornecidas pela companhia aérea que patrocina o Brasileiro, e as opções de voo se restringem às rotas em que ela opera. Para o Sport, na prática, isso significa conexões. Muitas. É o preço de estar mais ao norte do território nacional em comparação com os rivais. Um isolamento histórico e estrutural, que só será sanado com um campeonato em que todas as regiões do país sejam representadas.

Comparativo
47.395 km distância percorrida pelo time rubro-negro até o momento
33.282 km distância percorrida pelo Internacional, o segundo que mais viajou

Nenhum comentário:

Postar um comentário