GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

INTERNET GRATIS NO RECIFE

Testamos o sinal da rede wi-fi gratuita Conecta Recife
Prefeitura do Recife lançou hoje rede wi-fi gratuita em 74 pontos da cidade. Foto: Alcione Ferreira/DP/D.A Press

Serviço foi lançado nesta quarta-feira e fornece acesso gratuito à internet em 74 localidades do Recife

Foi oficialmente lançado hoje o projeto #conectarecife. Desde do dia 14 de outubro em período de testes, foram inaugurados pontos de acesso em 74 áreas da cidade. O sinal funciona 24 horas por dia junto com uma equipe de monitoramento localizada no Network Operations Center (NOC), no Morro da Conceição, responsável por eventuais problemas na rede. Antes de utilizar o serviço o usuário precisa fazer um cadastro, confirmá-lo para depois se conectar.
O sinal wi-fi é distribuído por meio de rede mista de rádio e fibra óptica. São quatro Estações de Rádio de Base localizadas na sede da Empresa Municipal de Informática (Emprel), no Morro da Conceição, ligadas por meio de fibra ótica aos 74 hotspots espalhados pela cidade. Os hotspots estão sinalizados com uma placa para que os usuários possam saber onde é o melhor local de conexão e possuem um raio de 100 metros de funcionamento de rede. Cada hotspot aguenta até 100 usuários logados. Se passar deste número será enviada uma mensagem com a informação de que a rede está lotada. Nos pontos onde há aglomeração de pessoas, há mais de um hotspot, como no Marco Zero, por exemplo, onde há cinco.
A velocidade da internet é de 640 KBPS full duplex para cada usuário logado, o que permite aceso a páginas, redes sociais, vídeos, downloads e uploads. “A depender da demanda podemos aumentar a velocidade por usuário. Mas só saberemos disso com o tempo”, disse o presidente da o presidente da Emprel, Eugênio Antunes, empresa responsável pelo projeto junto com a Secretaria de Turismo e Lazer da Prefeitura do Recife. O acesso é monitorado por um software que impede a abertura de sites pornográficos e de apologia ao crime.
Até agora 24,5 mil cadastros foram efetuados. O Bairro do Recife é o campeão no número de acessos, com mais 12,5 mil. Logo em seguida vem a orla de Boa Viagem e o Parque Dona Lindu. A Praça do Derby e o Parque da Jaqueira também fazem parte do circuito de pontos mais acessados.
Testamos o sinal
O Pernambuco.com passou por três lugares no centro do Recife para testar a qualidade do sinal.

Na Rua da Moeda, no Bairro do Recife, a página para fazer o cadastro nem carregou. Passeamos por diversos pontos da rua e nada.
Na Praça do Arsenal da Marinha o sinal ficou estável. A rede estava rápida e conseguimos acessar um site, assistir a um vídeo (sem travar) e baixar um aplicativo.
Os testes foram feitos com um celular com sistema operacional Android. Em um Iphone, nenhum dos testes funcionou. O endereço para o cadastro sequer abriu.
Como se cadastrar?
Primeiro procure a rede Conecta Recife pelo aparelho celular, tablet ou computador.
Abra uma página e preencha o formulário com seu nome, e-mail e algum documento. Você também deverá criar uma senha que será usada para login.
A rede ficará aberta por 10 minutos para confirmação do cadastro via e-mail.
O cadastro também pode ser feito anteriormente pelo site portalconecta.recife.pe.gov.br.
Central de Atendimento: 156.


Diario de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário