GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

SPORT - INSPIRAÇÃO NO BAYERN

Rithely ganha nova função no Sport inspirada no Bayern de Guardiola, admite Eduardo Baptista

Peça chave do esquema de Eduardo Baptista, Rithely atua desde líbera até como armador

Volante agora atua como "líbero" no Leão e faz função de Xabi Alonso na equipe alemã


Eduardo Baptista é um treinador que faz o estilo moderno. Faz parte da nova geração de técnicos brasileiros estudiosos, que enxergam o futebol de maneira diferenciada. Não esconde de ninguém a sua admiração por atletas polivalentes, que fazem duas, três funções. Não em vão, acompanha como pode a evolução do futebol europeu e suas variações táticas. Há muito fala da sua admiração pelo ex-técnico do Barcelona e atualmente no Bayern de Munique, Pep Guardiola. E sempre que possível tenta transformar em prática as suas observações. O Sport atual tem, sim, inspiração no esquema de Guardiola. E o volante Rithely está no coração dessa mudança.
No Leão, Rithely vai de zagueiro (líbero) a um meia-armador. É polivalente, faz uma função similar a que o espanhol Xabi Alonso faz na equipe alemã, por exemplo. Com a posse da bola, ajuda a forma a linha de quatro no meio do campo no desenho 3-4-3. Tem liberdade para sair jogando e atacar. A bola enfiada para o gol de Samuel, contra o Nacional-URU, por exemplo, saiu dos seus pés. Sem a bola, posiciona-se entre duas linhas de quatro. Por vezes, é até mesmo o terceiro zagueiro, o da sobra entre Ewerton Páscoa e Durval.

"Foi inspirado em Guardiola, sim. Gosto de ver o Bayern jogando, ele consegue atacar nesse sistema. Às vezes, marcando no 4-1-4-1, pode marcar com até seis homens no campo ofensivo e isso eles fazem muito bem. Põe seis homens, contando com o pivô, a linha de quatro e mais um homem que seria o Rithely no campo ofensivo. Se a gente tiver essa coragem de botar essa primeira linha no meio de campo não precisa fazer força para roubar bola. É só fechar os espaços que a bola vem. É isso que a gente busca e o Rithey tem um papel fundamental nisso aí", explicou detalhadamente Eduardo Baptista, durante o programa Papo de Craque, da Transamérica.
Na última Série A, Rithely fez 35 dos 38 jogos da competição – 33 deles como titular. Até a 32ª rodada, contra o Figueirense, fazia uma função comum de segundo volante no Leão. Àquela altura, o Sport estava há oito rodadas sem vencer na competição. Foi quando Eduardo Baptista alterou o seu posicionamento tático no time e o seu modo de jogar, que o Leão conseguiu voltar a vencer e não perdeu mais nos sete últimos jogos do Brasileiro.
"Quando estávamos naquela sequência de oito jogos sem vitória, a gente marcava por zona e estava tendo muito problema. A entrada de Rithely entre as duas linhas como líbero à frente zagueiros encaixou perfeitamente. Ele tem uma pegada muito forte, consegue articular o time saindo de trás. O encaixe se deu exatamente com essa formação a partir do jogo contra o Figueirense, que foi a virada nossa", relembrou o treinador rubro-negro.

Diario de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário