GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quarta-feira, 25 de março de 2015

DETRAN PROMOVE CURSO NO SERTÃO

Curso para instrutores de autoescolas chega ao Sertão
Até a sexta, 27, Secretaria das Cidades e Detran/PE finalizam ciclo de capacitação que defende convívio saudável entre motoristas e ciclistas

“Este curso faz parte de um pacote de medidas do governador Paulo Câmara para inserir os ciclistas, de forma cada vez mais segura, no trânsito. Isso é importante, se levarmos em conta que 90% deles utilizam a bike para trabalhar e realizar atividades do dia a dia”. Com essas palavras, o diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran/PE), Charles Ribeiro, abriu, nesta terça-feira, 24, o 1º Curso de Formação de Instrutores de Autoescolas de Pernambuco, em Petrolina – município do Sertão pernambucano, distante 721 quilômetros de Recife.
Ministrada por técnicos do Detran/PE e do Programa Pedala PE, o curso possui carga horária de 4h/aula e é destinado a 425 instrutores dos Centros de Formação de Condutores (CFCs) do Sertão, todos credenciados pelo órgão. Traz como tema “A bicicleta como modal de transporte” e é promovido pela Secretaria das Cidades (Secid). Os polos de Recife e de Caruaru já foram contemplados. Em Petrolina, as aulas são ministradas até a sexta-feira, 27.
Segundo Charles Ribeiro, até o final de março, todos os instrutores de autoescola do Estado deverão estar capacitados para formar condutores com conhecimento sobre legislação de trânsito e regras de direção defensiva, sempre com foco no convívio sadio da bicicleta com outros modais de transporte. Ele informou, ainda, que, a partir de maio, a bicicleta será inserida no pátio de provas da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Petrolina.
Ciclovias
Representando o prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio, o diretor-presidente da Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC), Paulo Valgueiro, destacou que a prefeitura vem trabalhando para a implantação de ciclovias como maneira de viabilizar o trânsito. “A bicicleta já está fazendo parte do trânsito e por isso temos que educar os nossos condutores. Cada vez mais as pessoas têm utilizado a bicicleta como modal de transporte. Com isso, precisamos manter um convívio sadio entre condutores de veículos e ciclistas”, explica Valgueiro.
Além da coordenadora do Escritório da Bicicleta de Pernambuco, Rosaly Almeida, que fez uma explanação sobre a temática do evento e exibiu um vídeo institucional, estiveram presentes o presidente do Sindicato dos Centros de Formação de Condutores (CFCs), Igor Valença; o coordenador da Ciretran de Petrolina, Wenderson Batista, e a coordenadora de Educação de Trânsito do Detran/PE, Luciana Carvalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário