GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 27 de março de 2015

FUTEBOL CEARENSE - PUNIÇÃO PESADA

Fortaleza é excluído do campeonato cearense por entrar na Justiça Comum

A decisão da justiça não tem influência direta no Nordestão desta temporada

O clube foi punido pelo TJD por causa de uma ação de 2002


Adversário do Sport nas quartas de final da Copa do Nordeste, o Fortaleza foi excluído do campeonato cearense de 2015 no tapetão, após o julgamento no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-CE), nesta quinta-feira. Por 3 votos a 2, os auditores puniram o clube por causa de uma ação do FEC na Justiça Comum em 2002, quando a agremiação exigiu uma punição ao rival Ceará por causa da escalação do atacante costa-riquenho David Madrigal, supostamente sem visto de trabalho para atuar no alvinegro alencarino. O caso foi reaberto há uma semana pela procuradoria do TJD porque o Fortaleza não teria esgotado todas as instâncias na esfera esportiva antes de ir para a justiça comum, um comportamento vetado pela Fifa.
"Por maioria de votos, a equipe Fortaleza E. Clube, agremiação profissional foi excluída do Campeonato Cearense Série A 2015, retornando no Campeonato Cearense Série B 2016, mais o pagamento de multa de R$ 50.000,00 por infração ao artigo 231, do CBJD, sendo fixado o prazo de 07 dias para o cumprimento da obrigação. Devendo a equipe da Associação Desportiva Recreativa e Cultural Icasa ser declarada finalista do Campeonato Cearense Série A 2015. Que seja oficiado o Departamento de Competições da FCF sobre o resultado deste julgamento", diz o resultado do caso, publicado no site do Diário do Nordeste.
A decisão na justiça, apesar de atingir diretamente a campanha do Fortaleza no certame estadual, onde enfrentaria o Icasa na semifinal, não tem influência direta no Nordestão desta temporada. O jogo de volta no confronto contra o rubro-negro pernambucano segue marcado para o domingo (16h), na Ilha do Retiro. Após vencer por 1 a 0 no Castelão, o Tricolor do Pici tem a vantagem do empate e pode até perder por um gol de diferença, desde que também balance as redes. Por ouro lado, o revés no tapetão refletirá nas edições da copa regional de 2016 e 2017, pois não poderá obter a vaga via estadual. O prejuízo apenas com as cotas de participação na fase de grupos da Copa do Nordeste pode chegar a R$ 800 mil nessas duas edições. A direção cearense só deverá se pronunciar sobre o caso na sexta-feira, uma vez que cabe recurso no Pleno do tribunal.


Diario de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário