GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quarta-feira, 27 de maio de 2015

CBF ENVOLVIDA TAMBÉM

Investigação inclui contrato da CBF com marca esportiva e Copa do Brasil

Departamento de Justiça americano diz que investiga pagamento de suborno em contrato da CBF com "grande marca esportiva norte-americana"

O Departamento de Justiça americano tem o Brasil na mira. Além da detenção do ex-presidente da CBF, José Maria Marin, em Zurique, a CBF foi citada especificamente na nota divulgada sobre a investigação. Segundo os americanos, as investigações incluem acusações sobre pagamento de suborno em relações ao contrato da CBF com uma grande marca esportiva americana (provavelmente a Nike, fornecedora da entidade desde os anos 90) e também pagamentos em relação a contratos da Copa do Brasil.
Veja o trecho em que os temas são abordados:
"Duas gerações de dirigentes de futebol abusaram de suas posições de confiança para ganho pessoal, frequentemente através de aliança com executivos de marketing inescrupulosos que barraram competidores e mantiveram contratos lucrativos para si mesmos através do pagamento sistemático de propinas. Os dirigentes são acusados de conspiração para solicitar e receber mais de US$ 150 milhões (cerca de R$ 400 milhões) em subornos em troca do apoio oficial dos executivos de marketing que concordaram com pagamentos ilegais"
A maior parte dos esquemas alegados no indiciamento se relacionam a solicitação e recebimento de subornos por dirigentes de futebol pagos por executivos de marketing esportivo em conexão com a comercialização de direitos de mídia e marketing de diversas partidas e torneios - incluídas aí eliminatórias da Copa do Mundo na região da CONCACAF, a Copa de Ouro da CONCACAF, a Liga dos Campões da CONCACAF, a Copa América Centenário, a Copa América, a Copa Libertadores e a Copa do Brasil - que é organizada pela CBF. Outros esquemas alegados se relacionam com o pagamento de suborno em relação ao patrocínio da CBF por uma grande marca esportiva americana, a escolha da sede da Copa de 2010 e a eleição presidencial da FIFA em 2011."
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário