GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 29 de maio de 2015

ELEIÇÕES NA FIFA

Blatter rumo a reeleição apesar de escândalo de corrupção da Fifa

O escândalo levantou sérios questionamento sobre a capacidade de Blatter se manter no cargo diante de tal crise de credibilidade Foto: FABRICE COFFRINI / AFP


A Uefa pediu o adiamento da eleição, mas a agenda confirmou a agenda do congresso


Apesar do terremoto que sacudiu o futebol mundial, o suíço Joseph Blatter, presidente da Fifa desde 1998, tem tudo para ser reeleito para um quinto mandato nesta sexta-feira (29), em meio a um congresso que promete ser conturbado.
Na quarta-feira (27), sete altos dirigentes que viajaram a Zurique para participar do evento foram detidos, a pedido da justiça americana, com suspeitos de corrupção, e documentos foram apreendidos na sede da entidade, num caso distinto, envolvendo as escolhas da Rússia e do Catar para sediar as Copas do Mundo de 2018 e 2022.
A Uefa pediu o adiamento da eleição, mas a agenda confirmou a agenda do congresso. 
Presidente da confederação europeia, o ex-craque francês exigiu nesta quinta-feira a renúncia de Blatter, e voltou a apoiar publicamente o candidato de oposição, o príncipe jordaniano Ali Bin Al Hussein.
O escândalo levantou sérios questionamento sobre a capacidade do suíço se manter no cargo diante de tal crise de credibilidade. 
Nesta quinta-feira, muitas manchetes de jornais tinha Blatter como principal alvo, apesar do cartola não ter sido, no momento, vinculado diretamente aos casos de corrupção.
"Saia!", afirma o jornal alemão Bild na primeira página, com uma foto do suíço.
Na última eleição, a Fifa já tremeu na base, quando o catariano Mohamed Bin Hammam, então presidente da Confederação Asiática, retirou sua candidatura de última hora, antes de ser banido para sempre do futebol por ter comprado votos. Desta vez, porém, a situação é bem mais crítica.
'Nova liderança'
Para tentar isentar o presidente de qualquer vínculo com o escândalo, o diretor de comunicação da Fifa, Walter De Gregorio, e fez questão de salientar que a entidade é "vítima" neste processo e que o suíço "não está envolvido".
Blatter participou, na manhã de quinta-feira, de uma reunião de emergência com os seis presidentes das confederações que integram a Fifa, e fez poucas horas depois um breve discurso na abertura oficial do congresso.
"Os suspeitos presos trazem vergonha e humilhação ao futebol e os eventos de quarta-feira causaram uma sombra sobre este congresso", lamentou o suíço que, por outro lado, se defendeu ao alegar que não pode "vigiar todo mundo".
Na quarta-feira, o príncipe Ali alertou que "não é possível continuar com esta crise na Fifa".
"A Fifa precisa de uma liderança que governa, guia e protege as federações. Uma liderança que aceita a responsabilidade pelos seus atos e não rejeita a culpa em outros", afirmou o jordaniano em um comunicado.
Mesmo com o apoio de Platini e a forte rejeição de Blatter na mídia internacional, Ali tem chances remotas de ser eleito, porque o suíço ainda conta com fortes apoios dentro das federações nacionais, principalmente na África, que concentra o maior número de votos.
O próprio presidente da Federação Austríaca, Leo Windtner, que como a maioria dos integrantes da Uefa, vai votar contra Blatter, reconheceu que "é muito provável" que o suíço leve a melhor no pleito.
Cada um das 209 federações tem um voto cada. A África som 54, a Ásia 46, a Concacaf (América do Norte, Central e Caribe) 35, a Oceania 11, a América do Sul 10 e a Europa 53.

AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário