GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 28 de maio de 2015

REBELIÃO EM CARUARU

Rebelião na Funase de Caruaru resulta em dois mortos e 32 feridos nesta quarta-feira

Um dos adolescentes foi decaptado e o outro foi totalmente carbonizado

Dois adolescentes morreram e 32 ficaram feridos durante uma rebelião, na noite desta quarta-feira (27), na unidade do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case/Funase), de Caruaru, no Agreste do Estado. Na ocasião, os menores tocaram fogo em roupas e colchões e o Corpo de Bombeiros foi acionado para conter as chamas em dois pavilhões onde estavam os adolescentes. As vítimas fatais foram identificadas como Maurício Manoel Filho, de 17 anos, que foi decaptado e Tauni da Silva Cavalcanti, de 16, que teve o corpo totalmente carbonizado. O fogo foi controlado por volta das 20h30.
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, que realizou o combate às chamas, menores infratores se rebelaram e tocaram fogo em colchões e roupas em duas alas. Após a extinção das chamas, policiais militares do Grupamento Tático Itinerante (Gati), do 4º BPM, entraram no prédio e a situação foi controlada. Devido à ocorrência, viaturas do Serviço Móvel de Urgência (SAMU) também foram acionadas e socorreram 12 dos feridos para o Hospital Regional do Agreste (HRA), que sofreram com queimaduras e perfurações. Outros 20 feridos foram atendidos com escoriações pelo corpo, dentro da unidade.
Segundo informações da PM, há especulações de que existem facções rivais dentro da unidade. Inclusive, dois dos que foram socorridos, tiveram que subir em uma caixa d´água, para tentar se proteger das pedradas e de golpes de objetos cortantes por parte de outros menores.
Ao entrar no Case, a polícia militar realizou uma varredura e apreendeu armas brancas e sunchos. Depois disso, foi realizada em conjunto com a administração da unidade, a realocação dos internos em outros nas áreas que não foram danificadas pelo motim. Segundo a políca militar, não houve fuga dos internos durante a rebelião e nenhum arrombamento na parte externa.
Do lado de fora, parentes e amigos dos reeducandos entraram em desespero durante o motim. Segundo relatos de parentes, a administração já havia sido alertada sobre o motim, pois todos familiares já estariam sabendo. A insatisfação geral é que, segundo algumas das mães dos reeducandos, nada foi feito para evitar que ocorresse a rebelião entre os jovens
Por meio de nota, a Funase informou que, paralelamente à investigação da polícia, a Corregedoria da institução deverá abrir uma sindicância, com o objetivo de apurar os fatos e a responsabilização pela rebelião. Além da Funase, também foram acionados a Polícia Civil, Polícia Científica, e Instituto de Criminalística (IC). Em relação ao que teria motivado o tumulto, os detalhes serão apurados pela polícia. Por fim, a instituição concluiu informando que os familiares dos adolescentes feridos e mortos terão todo o apoio e suporte necessários tanto sobre informações quanto para o funeral.
Folha de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário