GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

SANTA CRUZ - ESTRANHA SUSPENSÃO

Fifa comunica Santa Cruz que meia Raniel está suspenso até fevereiro de 2016

Santa Cruz diz que não foi notificado sobre o julgamento e que foi pego de supresa

Clube garante que não vai perder pontos na Série B pelo meia ter atuado contra o Boa


O pesadelo de Raniel por uso de doping parecia ter tido um fim. Depois de ter terminado a sua suspensão no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) no último dia 15 de setembro, quando atuou no jogo contra o Boa Esporte, em Varginha, o meio-campista pode agora passar por mais praticamente cinco meses de gancho. A Fifa entende que o atleta precisa cumprir pena até 22 de fevereiro de 2016, depois de um julgamento que teria acontecido em Genebra, na Suiça, no mesmo dia que o atleta voltou a entrar em campo. O Santa Cruz, por sua vez, afirma que não foi notificado a tempo sobre o julgamento e que acabou sendo pego de supresa.
O departamento jurídico do Tricolor garante que não tem como o clube perder os pontos do jogo diante do Boa, em que o meio-campista, diga-se, foi titular do time. "Não tem risco. A intimação chegou depois para a gente. Não vejo de maneira nenhuma como sermos prejudicados. A intimação veio só em 23 de setembro (quarta-feira) e temos isso documentado", disse o vice-presidente jurídico do clube, Eduardo Lopes. 
O Santa reúne esforços agora para reverter a situção e deixar Raniel novamente apto para atuar pelo clube, que, no total, já cumpriu seis meses de pena por uso de cocaína, em flagra em 20 de fevereiro do ano passado, antes de um clássico contra o Náutico. "Estamos investigando o que houve, porque aconteceu para tomarmos as providências com a CBF e Fifa. Não entendemos ainda de quem foi o erro e por que não fomos notificados. Depois que a gente achar fio da meada, vamos tomar as providências", falou Lopes.
Longe das pendências judiciais, Raniel viveu na semana passada também uma outra polêmica no clube. Entrou em litígio com o Santa Cruz e, embora tenha retirado a ação na Justiça, ficou de fora da relação coral para o jogo passado, contra o Ceará, na Arena Pernambuco. A alegação do técnico é que o jogador estava sem foco suficiente para a partida. Mais uma vez, ficou fora da lista de relacionados para enfrentar o Sampaio Corrêa, no Maranhão, neste sábado.

Confira a nota oficial do Santa Cruz sobre o caso


O Santa Cruz Futebol Clube recebeu no último dia 23 de setembro, com absoluta perplexidade, a comunicação da FIFA referente à punição imposta pelo Comitê Disciplinar da entidade máxima do futebol ao atleta Raniel. 

Aos que fazem o Santa Cruz, causa completa estranheza essa punição adicional visto que, em nenhum momento, o atleta, o clube, a Federação Pernambucana de Futebol e a própria Confederação Brasileira de Futebol foram informados de quaisquer recursos interpostos ao Comitê Disciplinar e, muito menos, que um novo julgamento estaria ocorrendo em Genebra, na Suíça. Assim, ao atleta foi negado o amplo direito de Defesa, princípio presente em todas as esferas e instâncias da Justiça.

O documento do Comitê Disciplinar, assinado pela secretária-adjunta Alejandra Salmerón García, informa que a decisão de “banir mundialmente” Raniel por um ano, até a data de 22 de fevereiro de 2016, foi tomada em julgamento ocorrido no dia 15 de setembro de 2015, válida a partir do momento em que a CBF notificou o clube em 23 de setembro.

O Santa Cruz reafirma publicamente seu compromisso de permanecer prestando todo suporte financeiro, psicológico e emocional ao seu atleta Raniel Santana de Vasconcelos. 

Por discordar veementemente tanto da forma com que o processo se desenrolou quanto da natureza da nova punição, com nítido potencial de aprofundar ainda mais as condições de vulnerabilidade social de um jovem de 19 anos, o Santa Cruz tomará todas as medidas cabíveis para reverter a decisão do Comitê.


Diario de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário