GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

NÁUTICO - PROPOSTA REJEITADA

Em votação apertada na sede timbu, sócios rejeitam proposta do novo estatuto do Náutico

Alguns sócios pediram o adiamento e ameaçaram entrar com um pedido de anulação da assembleia

Ao todo, 150 associados votaram contrários, contra apenas 125 favoráveis


Por uma diferença de apenas 25 votos, os sócios do Náutico votaram nesta quarta-feira contra o projeto que modificaria o atual estatuto do cube, vigente desde 2001. Do universo de 278 eleitores, 150 associados foram contrários a mudança, contra 125 votaram favoráveis a minuta, que havia sido aprovada no conselho deliberativo em outubro. Houveram ainda dois votos nulos e um em branco. Com a rejeição, o processo zera. Assim, para que haja uma nova possibilidade de alteração nas regras do clube, ela precisa voltar a ser aprovada novamente no conselho para em seguida, mais uma vez, passar por uma nova avaliação dos associados.
Um dos principais pontos contestados pelos sócios que votaram contrário a proposta foi o pouco tempo para se analisar a minuta. Vale lembrar que o texto original sofreu duas alterações nos últimos cinco dias. Inclusive nesta quarta-feira. Todos com referência aos pontos mais polêmicos do projeto, que trata das mudanças nas regras das eleições para a presidência executiva.
Entre as últimas alterações estavam o fim do "filtro" do conselho deliberativo as chapas para concorrer à presidência executiva, em caso de inscrição de mais de dois grupos, a diminuição da exigência de seis para três anos de tempo mínimo do tempo de sócio do candidato e retirada da exigência de dois anos como diretor ou conselheiro do clube. "Não houve o devido esclarecimento para o sócio das mudanças do estatuto. Houveram alterações no dia da assembléia. Isso é absurdo. Não posso aprovar algo que não sei o que é", reclamou o sócio Sidney Monteiro.
Outro ponto polêmico, mas que seguiu no projeto, foi o fim do direito a voto dos sócios torcedores. "Mas essa não era uma questão imutável. Poderia ser feita uma emenda futura para modificar isso", explicou o conselheiro Maurício Pina, presidente da comissão que modificou o estatuto. "Concordo que o ideal seria dar mais tempo para a votação para que o sócio conhecesse melhor o projeto. Só fico preocupado com os prazos para que o clube possa aderir ao Profut (lei de responsabilidade fiscal que prevê o parcelamento das dívidas dos clubes com a União). Até o dia 30 de novembro o clube tem que fazer a sua adesão. Se não fizer é complicado, o clube fica situação quase de insolvência. Depois, o governo vai acatar ou não essa adesão. E entre as exigências está a de ter um estatuto adequeado ou não", completou.
Durante a votação, alguns sócios pediram o adiamento e ameaçaram, inclusive, entrar com um pedido de anulação da assembléia. Uma das alegação foi a falta de uma mesa diretora. No entanto, após duas horas de processo, a votação foi encerrada normalmente.


Diario de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário