GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

POLÊMICA NAS ARTES

Proibição de entrar de bermudas no Santa Isabel gera polêmica; artistas articulam manifestação


Atores indicados ao 22º Prêmio Apacepe irão protestar contra norma, mas não serão barrados


Um cartaz afixado na bilheteria do Teatro de Santa Isabel, no bairro de Santo Antônio, avisa: "Não é permitida a entrada de pessoas trajando bermuda, short, camisa sem manga e chinelo". Contrariado com tal norma, apontada como antiquada e excludente, um grupo de artistas organizou uma manifestação pacífica em repúdio ao impedimento. O ato está marcado para esta quinta-feira (28), a partir das 18h30, durante a entrega do Prêmio Apacepe de Teatro e Dança às melhores montagens do 22º Janeiro de Grandes Espetáculos.
Um dos artistas que lideram o protesto é o ator Junior Sampaio. Radicado em Portugal há mais de vinte anos, ele está no Recife desde o início do mês por conta do festival. Nesse período, sua entrada no Santa Isabel foi dificultada várias vezes por conta da roupa que estava trajando. Para conseguir assistir ao show de Elke Maravilha, no último dia 17, ele precisou trocar a bermuda que vestia por uma saia, emprestada por uma amiga. "Não faz sentido uma regra como essa, em pleno ano de 2016, num País tropical como é o nosso. Gostaria de poder ver um espetáculo de maneira confortável, até porque, vez ou outra o ar condicionado do teatro não funciona bem", aponta o artista.
A norma não é novidade. Ela foi instituída através de uma resolução municipal, datada de 15 de outubro de 1968 e assinada pelo então prefeito Augusto Lucena. No entanto, a regra foi sendo deixada de lado ao longo das gestões posteriores e só foi retomada com rigor quando a Secretaria de Cultura passou a ser comanda por Leda Alves, em 2012. Além do banner localizado na entrada do teatro, a instituição avisa o público sobre a norma através de seu site institucional, no verso dos bilhetes impressos e no site que realiza a venda dos ingressos.
Na noite desta quinta, os que discordam da regulamentação comparecerão à cerimônia do Janeiro utilizando bermudas e chinelos. Um evento no Facebook foi criado para divulgar a manifestação. Indicado ao prêmio de Melhor Ator, Tatto Medinni apoia o movimento. "O teatro deveria ser algo popular, mas fica difícil apreciar a arte se você não pode ir vestido como quer. Isso acaba afastando aquelas pessoas que não podem comprar as roupas consideradas adequadas para o lugar", afirma. De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Cultura, não será vetada a entrada dos manifestantes no Santa Isabel no evento.
Paula de Renor, uma das produtoras do Janeiro, contou que, há dois anos, a festa de premiação é realizada na rua. "Fizemos com shows na rua da Aurora e, no ano passado, na rua do Lima, em frente ao Café Castro Alves. Achamos que em 2016 era o momento de voltar ao teatro, que foi onde começou a premiação", explica ela, que escutou dos espectadores decepcionados com a situação que eles iriam trazer a polícia para armar um escândalo. "É um absurdo. Presenciei outro grupo de seis pessoas voltando da porta porque um deles estava de bermudão abaixo do joelho", critica Paula. "Por mais que a gente avise no site do festival e que exista um banner colado na bilheteria, é muito desagradável. Não devolvemos o dinheiro do ingresso, mas esta proibição não fomos nós que criamos", alega.
A aposentada Fátima Pimentel, 58 anos, foi com o filho assistir ao show de Elke Maravilha e por pouco não desiste. "Pensei que estava indo ao teatro para me divertir. Mas foi um contratempo. O segurança veio falar que as normas proibiam que eu entrasse de bermuda. Sei que em alguns ambientes não se deve entrar de bermuda, mas num calor desses?", questiona Fátima, chateada.
Outros estados
O gerente geral do teatro, Quiercles Santana, explica que a norma segue um padrão estabelecido no regulamento que rege os 14 teatros-monumento do Brasil reconhecidos como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Embora não seja obrigatório seguir todas as instruções do regimento, muitos espaços aderem ao costume de não permitir o acesso de pessoas com determinadas vestimentas, como os teatros municipais do Rio de Janeiro e de São Paulo. Já no Teatro Amazonas, em Manaus, e no Teatro São Pedro, em Porto Alegre, não existe a proibição.
Premiação
    O Janeiro de Grandes Espetáculos divulgou, nesta quarta-feira (27), a lista com as indicações para o prêmio Apacepe de Teatro e Dança 2016. A premiação acontecerá no Teatro de Santa Isabel, com entrada franca, sendo os ingressos distribuídos a partir das 18h30 na bilheteria do teatro. Cada pessoa terá direito de adquirir uma entrada. Como atrações, show do Maestro Spok, com participação especial do Véio Mangaba.



    Folha de Pernambuco

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário