GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

TODOS NEGAM TUDO

FHC nega uso de empresa para bancar gastos de Mirian

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB-SP) negou, em nota enviada à Folha, que tenha utilizado a empresa Brasif S.A. Exportação e Importação para enviar ao exterior recursos para ajudar a jornalista Mirian Dutra, com quem manteve um relacionamento nos anos 1980 e 1990, a pagar despesas do filho Tomás Dutra Schmidt.
A transferência foi feita, segundo Mirian, por meio da assinatura de um contrato fictício de trabalho, celebrado em dezembro de 2002 e com validade até dezembro de 2006. Mirian afirmou em entrevista à Folha que o ex-presidente bancou Tomás por meio de uma empresa.
Em resposta enviada por e-mail, FHC admite, no entanto, manter contas no exterior, ter mandado dinheiro para Tomás e ter lhe presenteado recentemente com um apartamento de € 200 mil em Barcelona, na Espanha.
O ex-presidente diz que os recursos enviados a Tomás provêm de "rendas legítimas" de seu trabalho, depositadas em contas legais e declaradas ao Imposto de Renda. Segundo ele, as contas estão "mantidas no Banco do Brasil em Nova York e Miami ou no Novo Banco, em Madri, quando não em bancos no Brasil".
"Nenhuma outra empresa, salvos as bancárias já referidas, foi utilizada por mim para fazer esses pagamentos", afirma FHC.
O ex-presidente diz ainda que o repasse dos recursos para que Tomás comprasse o apartamento em Barcelona foi feito por meio de transferências de sua conta bancária no Bradesco "com o conhecimento do Banco Central" brasileiro.
Embora Mirian negue, FHC diz ter reconhecido Tomás em 2009. O ex-presidente afirma ter feito dois testes de DNA nos Estados Unidos. "com o propósito de dar continuidade a meu desejo de fundamentar declarações feitas por mim em Madri de que Tomás seria meu filho", declarou o ex-presidente.
"Para nossa surpresa, o primeiro teste deu negativo, daí [fizemos] o segundo, que também comprovou que não sou pai biológico do referido jovem", declarou FHC.
Mirian diz que os testes foram feitos sem que ela soubesse e que o ex-presidente pediu para que Tomás não lhe contasse nada.
O tucano rebate as afirmações da jornalista dizendo que se dispôs a fazer outro teste de DNA e, mesmo diante dos resultados negativos, procurou "manter as mesmas relações afetivas e materiais com o Tomás".
O ex-presidente afirma ainda que, "quando possível", atende Tomás nas necessidades afetivas. O ex-presidente não respondeu a acusação de que teria pagado para que Mirian fizesse dois abortos antes da gravidez de Tomás. Declarou apenas que “questões de natureza íntima, minhas ou de quem sejam, devem se manter no âmbito privado a que pertencem".
Sobre Mirian afirmar que Cardoso pediu para que a TV Globo não a mandasse de volta ao Brasil para, segundo ela disse, "ficar longe" de FHC, o ex-presidente diz desconhecer detalhes da vida profissional da jornalista.

Da Folha de S.Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário