GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

segunda-feira, 28 de março de 2016

NÁUTICO - EM PLENA RECUPERAÇÃO

Passados três meses e meio da cirurgia, volante João Ananias deve voltar ao Náutico em junho

João Ananias abdicou da lua de mel por tratamento: "Casei no dia 7/12 e no dia 9 eu já fui para a cirurgia"

Nesta segunda, atleta inicia quarta etapa da fisioterapia e começa a trotar em campo


A trajetória de João Ananias no futebol não tem sido fácil. Prata da casa do Náutico, o volante não conseguiu se firmar assim que subiu para o time profissional. Viveu o ostracismo de Trinidad e Tobago para, em 2014, voltar amadurecido e, finalmente, conquistar sua vaga na equipe principal do Timbu. Em 2015, vivia o melhor momento de sua carreira. Titular absoluto do alvirrubro, passou a ser referência do Náutico ao longo da campanha da Série B. Até que, no dia 7 de novembro, aos 43 minutos de um jogo da 34ª rodada da segundona - no jogo seguinte àquele em que marcou o primeiro gol profissional -, um contratempo. Rompimento do ligamento cruzado do joelho esquerdo. Cirurgia em dezembro e todo o processo longo e necessário de recuperação. Passados três meses e meio da operação, João Ananias caminha a passos firmes para retornar à atividade. Amanhã já volta a trotar em campo. E tudo leva a crer que sua volta aos jogos aconteça, como previsto, no mês de junho.
A dedicação do volante ao tratamento tem sido intensa. Até da lua de mel ele abriu mão. “Casei no dia 7 de dezembro e no dia 9 eu já fui para a cirurgia”, disse. “Pensei primeiro em meu futuro profissional. Minha esposa entendeu, minha família entendeu. A lua de mel vem depois, primeiro é o profissional, que é o que vai dar um futuro melhor para a gente”, comentou. Depois disso, foi um mês de muleta, sem poder colocar o pé no chão. “Foi bastante complicada essa parte da recuperação”, revela.
Passada essa fase mais traumática, João Ananias foi entregue ao departamento de fisioterapia do clube. “Como perde toda musculatura, comecei a fazer treinamento para recuperar o músculo da coxa. Com o fisioterapeuta, fui ganhando músculo na perna, dobrando o joelho, ganhando confiança. Fazendo combinado fisioterapia e hidroterapia”, conta.
Agora, o momento é de ganhar força muscular. Na semana passada, o jogador começou a caminhar, dando voltas ao redor do gramado do Centro de Treinamentos Wilson Campos. Conciliando esta atividade com fisioterapia e musculatura. Exercícios, por sinal, do qual João Ananias não vai se livrar mais pelo resto da carreira. “Musculação ele vai ter que fazer sempre de agora em diante, para proteger bem esse joelho”, afirma Gustavo Rezende, fisioterapeuta alvirrubro. 
E amanhã, uma nova etapa vai ser iniciada. “Nesta segunda-feira ele já começa a fazer um trote em campo, intensifica o trabalho de academia, além de muito trabalho proprioceptivo (consiste em colocar o joelho na posição ideal nas mudanças de direção, por exemplo, freada e arrancada, giro), que é primordial para uma boa recuperação do joelho”, explica o fisioterapeuta.
Calmo, como sempre em todos os momentos de sua carreira, João Ananias não tem pressa. Para quem precisou passar um período em Trinidad e Tobago até conquistar seu espaço no Náutico, não há porquê não saber esperar as etapas necessárias para que volte completamente recuperado. “Estou tranquilo, respeitando o cronograma dos fisioterapeutas. Sei que no tempo certo eu vou voltar a jogar”, diz. Tempo, este, que está dentro do prazo estipulado. Segundo o vice-presidente médico do clube, Múcio Vaz, o volante deve voltar a estar a disposição da comissão técnica em junho.
PALAVRA DO MÉDICO
“Ele está com três meses e meio de pós-operatório de reconstrução de ligamento cruzado do joelho esquerdo. Está evoluindo bem satisfatoriamente. Já está iniciando o trabalho de maior força. Ele está bem dentro da nossa expectativa de retornar ao gramado seis meses após a cirurgia. Ele tem evoluído sem nenhuma intercorrência e a gente acha que vai conseguir dentro do tempo previamente determinado”, Múcio Vaz, vice-presidente médico do Náutico.
Etapas da fisioterapia
Primeira etapa
“Ele chegou para a gente com a amplitude de movimento reduzida tanto para extensão e flexão. A gente teve que readaptar o joelho dele para conseguir estar todo esticado e todo dobrado. O ganho da musculatura sem forçar o enxerto”
Segunda etapa
Readaptação de equilíbrio do joelho e musculatura
Terceira etapa (encerrada na última semana)
Readaptação à caminhada e trabalho de academia
Quarta etapa (inicia nesta segunda)
Evolução para o trote. 
Quinta etapa
Se não tiver dor, não houver tendinite, já vai começar a fazer os deslocamentos frontal e lateral. Vai fazer os movimentos sem a bola, para que pense no movimento.
Sexta etapa (daqui a um mês e meio)
Trabalho em campo para tentar aproximar as situações de jogo, já com o uso da chuteira e com bola, para que ele já tenha que se preocupar em acertar o passe e fazer o movimento.
Sétima etapa (sexto mês pós-operatório)
Liberado para treinar normalmente com o grupo.


Diario de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário